03 AGO DE 2023 - QUINTA-FEIRA
Horário: 14h às 18 horas Local:
Auditório do Instituto Anísio Teixeira
PROGRAMAÇÃO MOSAICO:
EIXOS E INSTRUMENTOS PARA UMA ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUSTENTÁVEL
Horário: 14h às 18h
Sala 3 -Territórios –Dinamismo econômico e potencialidades locais - fomento e fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários
Coordenação: Mércia Porto Barata –Coordenação da COFES –Sesol -Bahia
Moderação: Tatiana Araújo Reis –Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Expositores:
Gabriel Kraychete – Professor Doutor em Políticas Sociais e Cidadania
Adalton da Motta Mendonça – Secretário Municipal de Economia Solidária de Maricá/RJ
Efson Lima –Coordenador da CATIS -SESOL –Bahia
Nelsa Nespolo – Cooperativa Central Justa Trama
-x-
Por uma Economia Solidária e Sustentável.
A Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária constituída em 2003 é uma articulação de gestoras e gestores de prefeituras e governos estaduais, com o objetivo de promover intercâmbio, interação, sistematização e proposição de políticas públicas governamentais e atuar no fomento e desenvolvimento da economia solidária. Em 2023, vinte anos depois, a Rede vive um momento de grande protagonismo e participação das prefeituras e governos estaduais e de grande esperança na recriação da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária - Senaes. O momento é de reconstrução da democracia e da retomada do desenvolvimento em nosso país e é, também, tempo de avançar na luta para a construção do Sistema Nacional, de aprovação definitiva da Lei Federal de Economia Solidária e de recursos para que a Senaes, os governos e prefeituras possam fomentar as políticas públicas e os empreendimentos de economia solidária. Em 20 anos de articulação de políticas públicas consolidamos um modelo de gestão e instrumentos para o fomento de uma economia justa e sustentável. Temos excelentes exemplos em todas as regiões do nosso país e em todos os setores. Unir forças, comemorar vitórias, buscar novas soluções e tecnologias sociais e solidárias são alguns dos objetivos desse grande encontro. Agora, é tempo de avançar!
Para comemorar 20 anos de luta e trabalho permanente para o desenvolvimento da Economia Solidária no Brasil, um grande encontro foi proposto para celebrar os avanços, aprofundar a troca de experiências e aprendizados e fomentar uma agenda potente entre os entes federados em prol das políticas públicas de economia solidária.
Foram 3 dias de intensa programação, repleta de cultura, palestras, debates e apresentações da Economia Solidária na gestão pública, com a participação de atores fundamentais na construção desta pauta.
Fonte: https://www.ecosol20anos.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário