segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Horta Comunitária de Cordeirinho recebe primeiro plantio Em uma área de 19 mil metros quadrados, local será utilizado para plantação de produtos orgânicos terça-feira, 7 fevereiro 2023.

 

Horta Comunitária de Cordeirinho recebe primeiro plantio

Em uma área de 19 mil metros quadrados, local será utilizado para plantação de produtos orgânicos

terça-feira, 7 fevereiro 2023




Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Economia Solidária e Agricultura Pecuária e Pesca, realizaram nesta terça-feira (07/02) o primeiro plantio na Horta Comunitária no bairro Cordeirinho, onde foram semeadas mudas de bananeiras, hortaliças e verduras. O local, que ocupa uma área de 19 mil metros quadrados, será utilizado para plantação de produtos orgânicos, inicialmente, por seis agricultores permissionários.


O secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça, ressaltou que as hortas comunitárias são formas importantes de segurança alimentar e dar mais variedade no prato de famílias da cidade.


“Maricá é uma cidade dos sonhos, que com luta se realizam. Essa horta tem dois anos e primeiro veio a conquista deste terreno, o controle pela Prefeitura e agora estamos realizando o primeiro plantio, que é muito simbólico. Já estamos realizando aquilo que a gente pretende, que é plantar produtos livres de agrotóxicos, e que a cidade seja referência em produtos orgânicos, gerando alimentos saudáveis, práticas de educação ambiental e de renda com a produção excedente, fomentando o combate à insegurança alimentar”, explicou.


O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, destacou a importância de incentivar o cultivo na cidade.


“Este é o início de um sonho que nós temos, alimentar o nosso povo com alimentos saudáveis e produzido na cidade. Temos uma necessidade enorme de consumo do trigo importado, quando podemos ter outras alternativas, como o aipim, produzidos em nossas terras. Não só estamos plantando alimentos, como mudando a cultura da cidade”, comentou.


O programa tem parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), com a destinação de áreas públicas para cultivo agroecológico pela comunidade, com monitoramento de técnicos da Prefeitura. A primeira horta foi criada no bairro Manu Manuela, em março de 2017.


População recebe terra para plantio

“Espero muita coisa boa dessa horta e que ela nunca acabe. Sempre gostei de plantar em todo lugar que morei e planto até hoje. Já estou até trazendo meus dois netos para incentivar o costume do plantio e do consumo de alimentos livres de agrotóxicos”, disse Maria Angela Barros, autônoma e moradora do bairro de Cordeirinho há 10 anos.


“Já estamos lutando há dois anos para fazer essa horta, para incentivar a população à prática do plantio de alimentos orgânicos, e a prefeitura teve papel fundamental nos ajudando na realização desse projeto”, comentou Wallace Lima, agricultor permissionário e morador do bairro.


Praças Agroecológicas

Maricá possui também praças agroecológicas nos bairros Parque Nanci, Araçatiba, Itapeba e Guaratiba. A diferença para as hortas comunitárias é o tamanho. As praças possuem até 36 canteiros, em uma área média de 2 mil m², onde são produzidas hortaliças, legumes, verduras, ervas e frutas. A colheita vai para os próprios moradores.




https://www.marica.rj.gov.br/noticia/horta-comunitaria-de-cordeirinho-recebe-primeiro-plantio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIEN Congress 2024 in Bath UK. Report from FRIBIS - BIEN — Basic Income Earth Network

  Congresso em Bath, Reino Unido em 2024. Adalton da Motta Mendonça com Eduardo Suplicy, Fábio Walterberg, Leandro Ferreira, Fabienne Hansen...