PÉRSIO SANTOS DE OLIVEIRA
Capítulo:
A educação como objeto de estudo sociológico
1 - A Sociologia da Educação como Sociologia especial
Embora Augusto Comte (1798-1857) seja considerado o pai da Sociologia, por ter utilizado pela primeira vez esse termo (em 1839) em seu livro Curso de Filosofia Positiva, foi com Émile Durkheim (18581917) que a Sociologia passou a ser considerada uma ciência e a se desenvolver como tal. Durkheim formulou as primeiras orientações para a Sociologia e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, que os distinguem dos estudados pelas outras ciências. Para ele, a Sociologia é o estudo dos fatos sociais. Como uma das Ciências Sociais que estudam de forma sistemática o comportamento social do homem, a Sociologia tem um duplo papel: pode aumentar o conhecimento que o homem tem de si mesmo e da sociedade e contribuir para a solução dos problemas que enfrenta. Como ciência, a Sociologia pode ser geral e especial. É geral quando estuda os fatos sociais considerados em suas manifestações gerais, isto é, quando consideramos a sociedade em seu sentido mais amplo, e é especial quando se ocupa de determinado grupo de fatos sociais da mesma natureza. Assim, a Sociologia divide-se em várias disciplinas, que nada mais são que Sociologias especiais: Sociologia do Direito, da Religião, do Lazer, da Arte, do Trabalho, do Desenvolvimento, da Educação Rural etc. Mas, o que é a Sociologia da Educação? A Sociologia da Educação é um ramo da Sociologia geral que se ocupa dos fatos sociais relacionados com a educação. Assim, como Sociologia especial, a Sociologia da Educação estuda: * a educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade; * os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global; * a escola como unidade sociológica; * a sala de aula como subgrupo de ensino; * o papel do professor... interna (nascida da convivência entre educandos e educadores), que escapa ao administrador e só pode ser compreendida através da análise sociológica da escola. A Sociologia da Educação também explica a influência da escola no comportamento e na personalidade de seus membros; estuda os padrões de interação entre escola e demais grupos sociais da comunidade e analisa os sistemas escolares à luz dos sistemas sociais, permitindo, com base em estudos da realidade social, que se compreenda o papel da educação na sociedade e em seu desenvolvimento e que se proponham reformas educacionais, com base nesses alicerces científicos. A natureza social do processo educativo e as relações que existem entre a escola e a sociedade mostram a importância da Sociologia da Educação na formação do educador. Estudando-a, os professores tomam contato mais profundo com a realidade pedagógica e social; verificam a influência exercida pelos fatores sociais sobre o processo educativo; percebem a relação existente entre os fatores sociais e os fatos pedagógicos; adquirem uma visão mais nítida e penetrante dos fenômenos educacionais e ampliam sua cultura geral e seus conhecimentos.
Conceito sociológico de educação
A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens. Toda sociedade, portanto, utiliza os meios necessários para perpetuar sua herança cultural e ensinar aos mais jovens os costumes do grupo. Assim, a educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, costumes e habilidades, isto é, sua cultura aos mais jovens. A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização. Do ponto de vista sociológico, portanto, a educação é a ação pela qual as gerações adultas transmitem sua cultura às gerações mais Jovens. A educação visa a transmitir ao indivíduo o patrimônio cultural para integrá-lo à sociedade e aos grupos que a constituem; visa, por conseguinte, a socializar, a ajustar os indivíduos à sociedade e, ao mesmo tempo, a desenvolver suas potencialidades e as da própria sociedade. (Extraído de “Introdução à Sociologia da Educação”, de Pérsio Santos de Oliveira)
2 - Importância da Sociologia da Educação para o educador
A Sociologia da Educação é uma disciplina fundamental para o educador. Ela abre o horizonte para a compreensão da vida social em si; esclarece o processo educativo e as relações entre a escola e a sociedade; e analisa a escola como grupo social e sua estrutura interna (nascida da convivência entre educandos e educadores), que escapa ao administrador e só pode ser compreendida através da análise sociológica da escola.
A sociologia da educação também explica a influência da escola no comportamento e na personalidade de seus membros; estuda os padrões de interações entre a escola e demais grupos sociais da comunidade e analisa os sistemas escolares à luz dos sistemas sociais, permitindo, com base em estudos da realidade social, que se compreenda o papel da educação na sociedade e em seu desenvolvimento e que se proponham reformas educacionais, com bases nesses alicerces científicos.
A natureza social do processo educativo e as relações que existem entre a escola e a sociedade mostram a importância da Sociologia da Educação na formação do educador. Estudando-a, os professores tomam contato mais profundo com a realidade pedagógica e social; verificam a influência exercida pelos fatores sociais sobre o processo educativo; percebem a relação existente entre os fatores sociais e os fatos pedagógicos; adquirem uma visão mais nítida e penetrante dos fenômenos educacionais e ampliam sua cultura geral e seus conhecimentos.
3 – Conceito sociológico de educação
A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens. Toda sociedade, portanto, utiliza os meios necessários para perpetuar sua herança cultural e ensinar aos mais jovens os costumes do grupo.
Assim, a educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, costumes habilidades, isto é, sua cultura aos mais jovens. A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização.
Do ponto de vista sociológico, portanto, a educação é a ação pela qual as gerações adultas transmitem sua cultura às gerações mais Jovens.
A educação visa a transmitir ao indivíduo o patrimônio cultural para integrá-lo à sociedade e aos grupos que a constituem; visa, por conseguinte, a socializar, a ajustar os indivíduos à sociedade e, ao mesmo tempo, a desenvolver suas potencialidades e as da própria sociedade.
4 – Análise da educação
Falta texto
5 – Formas de educação
Falta texto
A ORIGEM DA ESCOLA
Falta texto
6 – Funções sociais da educação
Falta texto
QUESTÕES PARA ESTUDO
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
TEXTOS COMPLEMENTARES
1 - À VOLDA DA FOGUEIRA
Falta texto
2 – MESTRE CIBERNÉTICO
Falta texto
Capítulo 2.
E EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIAL
Falta texto
AMÉNAGEMENT URBAIN, SCIENCE PO, ANTHROPOLOGIE ET SOCIOLOGIE. פּוֹלִיטִיקָה. כן
Assinar:
Postar comentários (Atom)
BIEN Congress 2024 in Bath UK. Report from FRIBIS - BIEN — Basic Income Earth Network
Congresso em Bath, Reino Unido em 2024. Adalton da Motta Mendonça com Eduardo Suplicy, Fábio Walterberg, Leandro Ferreira, Fabienne Hansen...
-
Dois novos projetos sobre Educação e Modernidade começaram a ser desenvolvidos, a fim de traçar o mapa da desigualdade de oportunidades educ...
-
3. Antecedentes Históricos do Conceito de Cultura e 4. O Desenvolvimento Do Conceito De Cultura __________________________________________...
-
RESUMO: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA O RENASCIMENTO O Renascimento, mais do que a maioria dos diversos momentos históricos suscita grand...
Nenhum comentário:
Postar um comentário