quarta-feira, 11 de abril de 2018

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Antigos exercícios e casos concretos para conhecimento geral

Leia o diálogo a seguir. 
- Hoje o sol está de rachar! - É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor? - Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor! A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência. Questão de múltipla escolha: ?Foram os gregos que, rompendo com o senso comum, com a tradição e o misticismo, desenvolveram uma reflexão laica e independente, própria do espírito especulativo, que se debruçava sobre o mundo procurando entendê-lo em sua objetividade? (Cristina Costa. Sociologia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005). Esse conhecimento, denominado filosófico, tem como importante característica: A) A busca do entendimento do mundo por meio da separação entre as esferas do sagrado e do profano. B) A compreensão do mundo por meio do aprendizado acumulado de gerações anteriores. C) A busca da comprovação das relações de causa e efeito entre os fenômenos observados. D) A tentativa de explicar a realidade a partir de narrativas mitológicas. E) A contínua busca do conhecimento por meio do questionamento, da reflexão. Procedimentos de Ensino A primeira aula deve se iniciar com a apresentação do Plano de Ensino da disciplina, que serve de roteiro para a mesma. A contextualização tem papel importante no convencimento do estudante quanto à essencialidade da disciplina para sua vida acadêmica. É essencial explicar aos alunos a metodologia do Modelo de Ensino, enfatizando a necessidade de que se preparem para as aulas, lendo o Plano de Aula e o Livro Didático nas páginas indicadas, antes de cada aula. As questões propostas no Plano de Aula e no Livro também devem ser resolvidas após a leitura e antes das aulas, com seu resultado postado na webaula. É importante explicar que a pesquisa prévia sobre os temas objeto do estudo da semana, prepara para os debates em sala de aula. Sendo que, após a discussão e solução dos exercícios em sala de aula, com o professor, o aluno deverá aperfeiçoar o seu trabalho. O conteúdo da primeira aula pode ser trabalhado de forma interativa, a partir dos conhecimentos p révios dos alunos, para estabelecimento das distinções entre ciência e senso comum. O Livro Didático de Fundamentos das Ciências Sociais deve ser utilizado nas aulas, para desenvolvimento da competência leitora, de repertório no uso da norma culta da língua, das habilidades de compreensão e interpretação de textos acadêmicos, bem como para a criação do hábito de estudo. Recursos Físicos Quadro e pincel, data show, Livro Didático, pesquisa em artigos de jornais, revistas e na internet. Avaliação Padrão sugestivo de resposta dos exercícios da aula: Questão discursiva: (i) O conhecimento de senso comum é um tipo de conhecimento espontâneo, pois seu aprendizado é passado de geração a geração ao longo dos tempos. Ele se organiza a partir da necessidade do ho mem de enfrentar os desafios cotidianos. O conhecimento científico se distingue de outras formas de saber porque suas formulações são sistemáticas, baseadas em fatos verificáveis e controláveis através de experiências, chegando, por isso, a conclusões gerais e objetivas. Ele se constitui a partir do estabelecimento de métodos rigorosos de investigação e de um recorte específico de um objeto de estudo. (ii) O aluno deverá apresentar, com clareza e precisão, dois exemplos que demonstrem equivocadas concepções da realidade produzidas pelo senso comum e contestadas pela ciência. Questão de múltipla escolha: letra E, porque o pensamento filosófico baseia-se na reflexão contínua buscando o conhecimento por meio de abstrações (essência, substância, existência etc.). Esse pensamento orienta a atividade prática e intelectual dos homens. As sugestões de gabarito dos exercícios do Livro Didático encontram -se na SEMANA 15, neste item.


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Aplicação Prática Teórica Questão discursiva: Roberto da Matta, célebre antropólogo brasileiro, mostra que os fenômenos que compõem a matéria prima das Ciências Sociais são complexos. Explique por que razão existe essa complexidade. Questão de múltipla escolha: As Ciências Sociais compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. A Antropologia tem como principal preocupação a análise: A) Dos aspectos culturais da sociedade, como costumes e crenças de diferentes grupos sociais. B) Dos mecanismos de criação e legitimação do poder. C) Das relações estabelecidas entre os diversos fenômenos sociais D) Das relações econômicas que se estabelecem entre os Estados Nacionais. E) Das concepções filosóficas dominantes em determinada sociedade.

Questão discursiva: Os fenômenos sociais são complexos porque, embora observados, não podem ser reproduzidos e, por haver uma interação entre sujeito e objeto da pesquisa (ambos pertencem à Humanidade), deve ser considerado o contexto em que o fenômeno ocorre. Espera-se que o aluno demonstre a impossibilidade da reprodução dos fenômenos sociais, e a necessidade de uma interpretação contextualizada desses fenômenos. Questão de múltipla escolha: letra A, porque é a Antropologia que estuda as diferentes cu lturas humanas, os diversos grupos sociais, culturais e étnicos e as transformações decorrentes da interação entres os diferentes grupos sociais. As sugestões de gabarito dos exercícios do Livro Didático encontram -se na SEMANA 15, neste item


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Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda as questões propostas: Em 1883, Franz Boas foi estudar os esquimós e passou um tempo convivendo com eles. O autor fez as seguintes observações no seu diário: "Frequentemente me pergunto que vantagens nossa "boa sociedade" possui sobre aquela dos "selvagens" e descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que não temos o direito de olhá -los de cima para baixo. Onde, entre nosso povo, poder-se-ia encontrar hospitalidade tão verdadeira quanto aqui ... Nós, "pessoas altamente educadas", somos muito piores relativamente falando ... Creio que, essa viagem tem para mim uma influência valiosa, ela reside no fortalecimento do ponto de vista da relatividade de toda formação (...)" (Trecho extraído do livro Antropologia cultural/Franz Boas. Celso Castro (org). Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor, 2004). (i) Identifique e explique que método antropológico foi utilizado pelo autor em sua pesquisa? (ii) Elabore uma análise sobre relativismo cultural a partir das observações feitas por Franz Boas. Questão de múltipla escolha: O criminoso nato seria caracterizado por uma cabeça com pronunciada assimetria craniana, fronte baixa e fugidia, orelhas em forma de asa, zigomas, lóbulos occipitais e arcadas superciliares salientes, maxilares proeminentes (prognatismo), face longa e larga, apesar do crânio pequeno, cabelos abundantes, mas barba escassa, rosto pálido". (Cesare Lombroso, psiquiatra italiano.) A descrição acima evidencia um tipo de pensamento típico do século XIX, no qual características biológicas (fenotípicas, somatológicas) determinariam comportamentos sociais. Como ficou conhecido, na Antropologia, esse tipo de pensamento? A) Determinismo social B) Determinismo geográfico C) Determinismo biográfico D) Determinismo biológico E) Determinismo cultural.

Padrão sugestivo de resposta dos exercícios da aula: Questão discursiva: (i) A etnografia, método em que o pesquisador vai até o local (o campo de estudo) e investiga os costumes culturais, as regras, as relações que se estabelecem naquela sociedade que deseja aprender. (ii) O autor faz uso do relativismo cultural, ao procurar compreender a lógica da vida do outro e valoriza a diversidade cultural, a diferença. Não hierarquiza as formas de vida, percebendo que as noções de ?selvagem? e ?civilizado? são relativas, dependem do ponto de vista do observador. Questão de múltipla escolha: letra D. O determinismo biológico consiste na definição de cultura com base em determinações biológicas. Tal postura é equivocada porque se os padrões culturais fossem geneticamente determinados, todas as sociedades agiriam da mesma forma diante das mesma s situações.


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Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda as questões propostas: Em plena Nova York surge um Capitão-América diferente: Seu nome é Vishavjit Singh. Ele é praticante do Siquismo, uma religião indiana e uma das características dos sikhs (os praticantes dessa religião) é o uso do turbante. Vestido de Capitão América e usando um turbante azul na cabeça ele diz: ?Quero desafiar as percepções das pessoas, elas tomam um choque quando me veem. ? Singh é um engenheiro de software pela manhã e um cartunista apaixonado à noite. Em suas histórias em quadrinhos, que ele expõe em um site da internet chamado SIKHTOONS.COM, ele já havia inventado o super-herói de turbante. Seus cartoons descrevem como é a vida dos sikhs nos Estados Unidos, enfocando o patriotismo que ele sente pelo país em que nasceu (ele é americano) e o orgulho pela religião a qual pertence. Vishavjit criou o personagem do Capitão-América de turbante juntado os aspectos culturais das sociedades americana e indiana, para assim lutar contra a intolerância. Diz ele: "Eu percebi que eu tinha que desenhar algo novo e o novo filme Capitão América me deu uma ideia. Que tal um super-herói que tem uma barba e um turbante e que luta contra a intolerância?" Confundido com sendo um muçulmano e alvo de intolerância, Vishavjit resolveu desafiar as pessoas e dar um passo além: não só desenhou como se vestiu com as roupas de seu personagem. ?Quando eu coloquei a fantasia pela primeira vez, foi um dos dias mais incríveis da minha vida, foi como se um interruptor tivesse sido ligado, estranhos estavam me abraçando, policiais me pediam fotos, eu estava sendo arrastado para casamentos". Texto traduzido e adaptado de http://www.bbc.com/news/magazine-30941638 (01/2015) e http://www.huffpostbrasil.com/entry/red-white-and-... (01/2015) A matéria acima retrata as contradições de um fenômeno contemporâneo chamado multiculturalismo. (I) Em que consiste esse fenômeno? (II) Apresente, justificadamente, exemplos de ações na sociedade contemporânea em que se verifique a valorização da diversidade cultural. Questão de múltipla escolha: Leia o artigo transcrito da Constituição da República Federal: "Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. §1° O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional." (BRASIL. Constituição [1988]. Constituição da República Federativa do Brasil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 134.) É correto afirmar que no artigo transcrito a Constituição Federal: A) Impõe restrições para o exercício da interculturalidade. B) Propõe um modelo para apresentação de projetos culturais. C) Orienta o processo de homogeneização e padronização cultural. D) Estimula o investimento estatal que visa evitar o hibridismo cultural. E) Reconhece a existência da diversidade cultural e da pluralidade étnica no país.

Questão discursiva: (I) O multiculturalismo baseia-se no reconhecimento das diferenças como algo positivo, na convivência de diversas culturas em uma sociedade sem hierarquização delas. (II) Podemos citar políticas públicas de inclusão de setores que historicamente foram tratados de maneira desigual, como a adoção de cotas raciais nas universidades, o reconhecimento das uniões homoafetivas, a valorização da cultura indígena etc. Questão de múltipla escolha: letra E. Como se percebe no enunciado, ao valorizar e proteger as diferentes culturas formadoras da nacionalidade brasileira (indígenas, afro-brasileiros, cultura popular), a Constituição de 1988 enfatiza seu caráter multicultural.


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Questão discursiva: "Considerei a existência de Deus e decidi que há uma boa chance de que ele exista. Se ele realmente existir, deve estar trabalhando em um plano. Portanto, se devo servir a Deus, preciso descobrir o plano e fazer o melhor possível para ajudá-lo em sua execução. Como descobrir o plano? Primeiramente, procurar a raça que Deus escolheu para ser o instrumento divino da futura evolução. Inquestionavelmente, é a raça branca? Devotarei o restante de minha vida ao propósito de Deus e a ajudá-lo a tornar o mundo inglês." (Cecil Rhodes, colonizador britânico). O texto acima evidencia uma forma de pensamento e uma visão de mundo dos europeus típica do século XIX. Indaga-se: (i) Como eram vistas as sociedades não europeias com as quais os europeus entraram em contato a partir do neocolonialismo no século XIX? Justifique sua resposta. (ii) Qual a forma de pensamento embasava essa visão, e que papel esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado? Questão de múltipla escolha: (Adaptada de Unicentro 2012) Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII e que se estenderam no século XIX só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando -a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. ( DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004). Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar: A) A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo. B) O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levaram ao crescimento das cidades rurais. C) O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho. D) A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais. E) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.

Questão discursiva: (I) Eram vistas como "inferiores", "selvagens", desprovidas de desenvolvimento e civilidade e marcadas pelo atraso e pela barbárie. (II) Darwinismo social, que defendia a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros, justificando, assim, a intervenção europeia nesses países, com vistas a levar a "missão civilizadora", eufemismo utilizado para mascarar a conquista e a dominação. Questão de múltipla escolha: letra E, As transformações econômicas, sociais e políticas por que passou a Europa entre os séculos XVIII e XIX, marcados pela Revolução Francesa e Revolução Industrial, trouxeram consigo a destruição da antiga ordem feudal e a consolidação do capitalismo, que colocou e evidência os mais diversos problemas da nova estrutura social, levando vários pensadores a refletir sobre ela e buscar soluções para a resolução desses


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Questão discursiva: O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comteana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência. Tendo como norte esta perspectiva: (I) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade. (II) De acordo com a Lei dos Três Estados aponte as fases pelas quais podem passar as sociedades humanas, descrevendo suas características principais. Questão de múltipla escolha: De acordo com Auguste Comte existem dois movimentos sociais responsáveis pela evolução da sociedade. Um deles é responsável pela conservação e preservação da organização social e o outro pelas transformações e mudança da estrutura social. Esses dois movimentos correspondem, respectivamente à: A) Dinâmica social e igualdade social B) Ordem social e estática social C) Estática social e dinâmica social D) Dinâmica social e revolução social E) Dinâmica social e estática social.

Questão discursiva: (I) Comte definiu a Sociologia ou Filosofia Positiva como uma física social, ciência que toma os modelos da biologia e explica a sociedade como um organismo coletivo. Desta forma, acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais. (II) Comte acreditava que a Humanidade passou por três estágios de desenvolvimento intelectual: o teológico, o metafísico e o positivo. No primeiro estágio, o universo era expl icado em termos de deuses, demônios e seres mitológicos. No segundo estágio, a realidade era explicada em termos de abstrações como a essência, existência, substância e acidente. No último estágio, explicações somente poderiam ser baseadas em leis científicas descobertas através da experimentação, observação ou lógica. Questão de múltipla escolha: letra C, Comte distingue a sociologia estática da sociologia dinâmica. A primeira estuda as condições gerais de toda a vida social, considerada em si mesma, em qualquer tempo e lugar. A sociologia dinâmica estuda as condições da evolução da sociedade: do estado teológico ao estado positivo na ordem intelectual, do estado militar ao industrial na ordem prática - do estado de egoísmo ao de altruísmo na ordem afetiva.


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Questão discursiva: Émile Durkheim procurou definir o objeto de sua sociologia. Em seguida procurou estabelecer certas distinções entre fenômenos normais e fenômenos tidos como patológicos. Nesse sentido, leia atentamente o texto abaixo e responda as questões propostas. A corrupção nossa de cada dia (El País/Brasil, 04/12/2013) No Brasil, basta um escândalo estampar as manchetes dos jornais para que os comentaristas de plantão vociferem palavras de ordem na internet em que exigem, até, a pena de morte para os corruptores. Mas esses mesmos gritos raivosos aceitam, pacificamente, os pequenos crimes que eles próprios e muitos conhecidos praticam no dia a dia, sem nem mesmo perceber que o “jeitinho” do cotidiano também é uma forma de corrupção. Na última semana, um cartaz colado em um muro de uma grande avenida de São Paulo perguntava aos passantes: “Habilitação suspensa?”. O anúncio, que desrespeitava a lei Cidade Limpa, legislação municipal que proíbe a colocação de cartazes em locais públicos, trazia um número de telefone e oferecia um serviço: dar um “jeitinho” nos pontos obtidos na carteira de motoristas que tiveram suas licenças para dirigir retiradas por causa do excesso de multas recebidas no trânsito. O trabalho poderia aliviar a barra de pessoas que dirigiram acima do limite de velocidade, andaram “só por alguns minutos” na faixa exclusiva de ônibus ou que beberam além dos limites permitidos antes de assumir o volante. Tudo justificado pelos receptores da multa com argumentos como a pressa e a falta de transporte público barato e de qualidade durante as madrugadas. Muitas dessas pessoas, inclusive, podem até ter comprado a carteira de motorista, pagando uma propina para que o fiscal que realiza a prova prática ajudasse na tarefa. O “jeitinho” brasileiro se estende para além do trânsito. Em pleno centro de São Paulo, a maior cidade do país, é possível comprar diplomas falsos que permitem a participação em concursos públicos e, ma is comum ainda, atestados médicos, para justificar ausências mais prolongadas no trabalho. Também é possível, sem nem mesmo sair de casa, “roubar” o sinal da TV à cabo do vizinho, sem que ele saiba, ou comprar um aparelho decodificador de sinal pela própria internet e usá-lo para sempre sem ter que pagar mensalidade às operadoras, que, afinal, “cobram muito caro”. A prática é tão institucionalizada que tem até nome: “o gato net”. Mas a corrupção diária pode ser ainda mais grave. A previdência social, uma das áreas mais afetadas pelo “jeitinho”, descobriu, apenas em 2013, 56 fraudes que causaram um prejuízo de 82 milhões de reais aos cofres públicos, afirma o Ministério da Previdência Social. O dinheiro estava sendo destinado para pessoas que passaram a receber benefícios depois de apresentarem documentos falsos, como atestados médicos ou comprovantes de união estável.Há ainda casos que não são facilmente descobertos porque, tecnicamente, são difíceis de serem configurados como crime. Como o de mulheres, casadas aos olhos de vizinhos e amigos, mas que não oficializaram suas relações para não perderem a pensão vitalícia a que têm direito depois do falecimento do pai, funcionário público. Ao casarem -se oficialmente, o benefício é cortado. Há também o caso das “viúvas negras”: aquelas que, de comum acordo com os futuros “maridos”, casam-se com homens muito mais velhos, sem filhos, apenas para conseguir receber uma pensão quando esses homens morrerem. I. Qual seria para Durkheim o objeto de estudo evidenciado no texto? Justifique dentro da postura metodológica proposta pelo autor. II. O fato tratado no texto é normal ou patológico? Justifique. Questão de múltipla escolha: (UEL/2009) Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestid o com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social. Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim. I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade. II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais. III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade. IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social. Assinale a alternativa correta.

a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.

b) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.

c) Apenas as afirmativas II e III são corretas.

d) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.

e) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.

Questão discursiva: I) A corrupção. Trata-se de um fenômeno geral, exterior ao indivíduo e coercitivo, impondo-se às vontades individuais. II) Na sociedade em questão trata-se de um fato social considerado normal, por ser frequente, recorrente e tolerado ou aceito pela média dos indivíduos desse grupo. Questão de múltipla escolha: letra C, porque os fatos sociais se impõem aos indivíduos e têm por características principais, segundo Durkheim, a generalidade, a coercitividade e exterioridade.


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