domingo, 1 de maio de 2011

PÉRSIO SANTOS DE OLIVEIRA. Capítulo: A educação como objeto de estudo sociológico

PÉRSIO SANTOS DE OLIVEIRA

Capítulo:
A educação como objeto de estudo sociológico


1 - A Sociologia da Educação como Sociologia especial
Embora Augusto Comte (1798-1857) seja considerado o pai da Sociologia, por ter utilizado pela primeira vez esse termo (em 1839) em seu livro Curso de Filosofia Positiva, foi com Émile Durkheim (18581917) que a Sociologia passou a ser considerada uma ciência e a se desenvolver como tal. Durkheim formulou as primeiras orientações para a Sociologia e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, que os distinguem dos estudados pelas outras ciências. Para ele, a Sociologia é o estudo dos fatos sociais. Como uma das Ciências Sociais que estudam de forma sistemática o comportamento social do homem, a Sociologia tem um duplo papel: pode aumentar o conhecimento que o homem tem de si mesmo e da sociedade e contribuir para a solução dos problemas que enfrenta. Como ciência, a Sociologia pode ser geral e especial. É geral quando estuda os fatos sociais considerados em suas manifestações gerais, isto é, quando consideramos a sociedade em seu sentido mais amplo, e é especial quando se ocupa de determinado grupo de fatos sociais da mesma natureza. Assim, a Sociologia divide-se em várias disciplinas, que nada mais são que Sociologias especiais: Sociologia do Direito, da Religião, do Lazer, da Arte, do Trabalho, do Desenvolvimento, da Educação Rural etc. Mas, o que é a Sociologia da Educação? A Sociologia da Educação é um ramo da Sociologia geral que se ocupa dos fatos sociais relacionados com a educação. Assim, como Sociologia especial, a Sociologia da Educação estuda: * a educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade; * os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global; * a escola como unidade sociológica; * a sala de aula como subgrupo de ensino; * o papel do professor... interna (nascida da convivência entre educandos e educadores), que escapa ao administrador e só pode ser compreendida através da análise sociológica da escola. A Sociologia da Educação também explica a influência da escola no comportamento e na personalidade de seus membros; estuda os padrões de interação entre escola e demais grupos sociais da comunidade e analisa os sistemas escolares à luz dos sistemas sociais, permitindo, com base em estudos da realidade social, que se compreenda o papel da educação na sociedade e em seu desenvolvimento e que se proponham reformas educacionais, com base nesses alicerces científicos. A natureza social do processo educativo e as relações que existem entre a escola e a sociedade mostram a importância da Sociologia da Educação na formação do educador. Estudando-a, os professores tomam contato mais profundo com a realidade pedagógica e social; verificam a influência exercida pelos fatores sociais sobre o processo educativo; percebem a relação existente entre os fatores sociais e os fatos pedagógicos; adquirem uma visão mais nítida e penetrante dos fenômenos educacionais e ampliam sua cultura geral e seus conhecimentos.

Conceito sociológico de educação
A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens. Toda sociedade, portanto, utiliza os meios necessários para perpetuar sua herança cultural e ensinar aos mais jovens os costumes do grupo. Assim, a educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, costumes e habilidades, isto é, sua cultura aos mais jovens. A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização. Do ponto de vista sociológico, portanto, a educação é a ação pela qual as gerações adultas transmitem sua cultura às gerações mais Jovens. A educação visa a transmitir ao indivíduo o patrimônio cultural para integrá-lo à sociedade e aos grupos que a constituem; visa, por conseguinte, a socializar, a ajustar os indivíduos à sociedade e, ao mesmo tempo, a desenvolver suas potencialidades e as da própria sociedade. (Extraído de “Introdução à Sociologia da Educação”, de Pérsio Santos de Oliveira)

2 - Importância da Sociologia da Educação para o educador

A Sociologia da Educação é uma disciplina fundamental para o educador. Ela abre o horizonte para a compreensão da vida social em si; esclarece o processo educativo e as relações entre a escola e a sociedade; e analisa a escola como grupo social e sua estrutura interna (nascida da convivência entre educandos e educadores), que escapa ao administrador e só pode ser compreendida através da análise sociológica da escola.
A sociologia da educação também explica a influência da escola no comportamento e na personalidade de seus membros; estuda os padrões de interações entre a escola e demais grupos sociais da comunidade e analisa os sistemas escolares à luz dos sistemas sociais, permitindo, com base em estudos da realidade social, que se compreenda o papel da educação na sociedade e em seu desenvolvimento e que se proponham reformas educacionais, com bases nesses alicerces científicos.

A natureza social do processo educativo e as relações que existem entre a escola e a sociedade mostram a importância da Sociologia da Educação na formação do educador. Estudando-a, os professores tomam contato mais profundo com a realidade pedagógica e social; verificam a influência exercida pelos fatores sociais sobre o processo educativo; percebem a relação existente entre os fatores sociais e os fatos pedagógicos; adquirem uma visão mais nítida e penetrante dos fenômenos educacionais e ampliam sua cultura geral e seus conhecimentos.

3 – Conceito sociológico de educação

A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens. Toda sociedade, portanto, utiliza os meios necessários para perpetuar sua herança cultural e ensinar aos mais jovens os costumes do grupo.
Assim, a educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, costumes habilidades, isto é, sua cultura aos mais jovens. A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização.
Do ponto de vista sociológico, portanto, a educação é a ação pela qual as gerações adultas transmitem sua cultura às gerações mais Jovens.
A educação visa a transmitir ao indivíduo o patrimônio cultural para integrá-lo à sociedade e aos grupos que a constituem; visa, por conseguinte, a socializar, a ajustar os indivíduos à sociedade e, ao mesmo tempo, a desenvolver suas potencialidades e as da própria sociedade.

4 – Análise da educação

Falta texto

5 – Formas de educação

Falta texto
A ORIGEM DA ESCOLA

Falta texto

6 – Funções sociais da educação

Falta texto

QUESTÕES PARA ESTUDO

1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.

TEXTOS COMPLEMENTARES

1 - À VOLDA DA FOGUEIRA
Falta texto

2 – MESTRE CIBERNÉTICO
Falta texto



Capítulo 2.

E EDUCAÇÃO COMO PROCESSO SOCIAL

Falta texto

Clifford Geertz CAPÍTULO 2 O IMPACTO DO CONCEITO DE CULTURA SOBRE O CONCEITO DE HOMEM

A Interpretação das Culturas

Clifford Geertz

CAPÍTULO 2 O IMPACTO DO CONCEITO DE CULTURA SOBRE o CONCEITO DE HOMEM





Já no final de seu recente estudo sobre as ideias usadas pelos povos tribais, O Pensamento Selvagem, o antropólogo francês Lévi-Strauss observa que a explicação científica não consiste, como fomos levados a imaginar, na redução do complexo ao simples. Ao contrário, ela consiste, diz ele, na substituição de uma complexidade menos inteligível por outra mais inteligível. No que concerne ao estudo do homem, pode ir-se até mais adiante, penso eu, no argumento de que a explicação consiste, muitas vezes, em substituir quadros simples por outros complexos, enquanto se luta, de alguma forma, para conservar a clareza persuasiva que acompanha os quadros simples. Suponho que a elegância permaneça como um ideal científico geral; mas nas ciências sociais muitas vezes é no afastamento desse ideal que ocorrem desenvolvimentos verdadeiramente criativos. O avanço científico comumente consiste numa complicação progressiva do que alguma vez pareceu um conjunto de noções lindamente simples e que agora parece uma noção insuportavelmente simplista. É após ocorrer essa espécie de desencanto que a inteligibilidade e, dessa forma, o poder explanatório, chega à possibilidade de substituir o enredado, mas incompreensível, pelo enredado, mas compreensível, ao qual Lévi-Strauss se refere. Whitehead uma vez ofereceu às ciências naturais a máxima "Procure a simplicidade, mas desconfie dela"; para as ciências sociais ele poderia ter oferecido "Procure a complexidade e ordene-a". O estudo da cultura se tem desenvolvido, sem dúvida, como se essa máxima fosse seguida. A ascensão de uma concepção científica da cultura significava, ou pelo menos estava ligada a, a derrubada da visão da natureza humana dominante no iluminismo -- uma visão que, o que quer que se possa falar contra ou a favor, era ao mesmo tempo clara e simples -- e sua substituição por uma visão não apenas mais complicada, mas enormemente menos clara. A tentativa de esclarecê-la, de reconstruir um relato inteligente do que é o homem, tem permeado todo o pensamento científico sobre a cultura desde então. Tendo procurado a complexidade e a encontrado numa escala muito mais grandiosa do que jamais imaginaram, os antropólogos embaralharam-se num esforço tortuoso para ordená-la. E o final ainda não está à vista. A perspectiva iluminista do homem era, naturalmente, a de que ele constituía uma só peça com a natureza e partilhava da uniformidade geral de composição que a ciência natural havia descoberto sob o incitamento de Bacon e a orientação de Newton. Resumindo, há uma natureza humana tão regularmente organizada, tão perfeitamente invariante e tão maravilhosamente simples como o universo de Newton. Algumas de suas leis talvez sejam diferentes, mas existem leis; parte da sua imutabilidade talvez seja obscurecida pelas armadilhas da moda local, mas ela é imutável. Uma citação que faz Lovejoy (cuja análise magistral estou seguindo aqui) transcrevendo um historiador iluminista, Mascou, apresenta a posição com a rudeza útil que muitas vezes se encontra num autor menor: 26 CAPÍTULO Dois O cenário (em períodos e locais diferentes) é alterado, de fato, os atores mudam sua indumentária e aparência; mas seus movimentos internos surgem dos mesmos desejos e paixões dos homens e produzem seus efeitos nas vicissita-^ dês dos reinos e dos povos.1 Ora, essa perspectiva não deve ser desprezada e, a despeito da minha ligeira referência à "derrubada" umi momento atrás, não se pode dizer que ela tenha desaparecido do pensamento antropológico contemporâneo.! A noção de que os homens são homens sob quaisquer disfarces e contra qualquer pano de fundo não foi j substituída por "outros costumes, outros animais". Todavia, lançado como foi, o conceito iluminista da natureza humana tinha muito menos implicações aceitáveis, sendo a mais importante, para citar o próprio Lovejoy desta vez, "qualquer coisa da qual a inteligibilidade, a verificabilidade ou a afirmação real sejam limitadas a homens de um período, raça, temperamento, tradição ou condição, não contém (por si mesma) qualquer verdade ou valor, nem tem importância para um homem razoável".2 A enorme e ampla variedade de diferenças entre os homens, em crenças e J valores, em costumes e instituições, tanto no tempo como de lugar para lugar, é essencialmente sem signifi- j cado ao definir sua natureza. Consiste em meros acréscimos, até mesmo distorções, sobrepondo e obscure-1 cendo o que é verdadeiramente humano -- o constante, o geral, o universal -- no homem. Assim, numa passagem hoje notória, Dr. Johnson viu que o génio de Shakespeare residia no fato de que "seus caracteres não são modificados pelos costumes de determinados lugares, não-praticados pelo restante do mundo; pelas peculiaridades dos estudos ou profissões seguidas por pequeno número de pessoas, ou pelos acidentes de modas passageiras ou opiniões temporárias".3 E Racine via o sucesso de suas peças ou temas clássicos como prova de que "o gosto de Paris... combina com o de Atenas: meus espectadores foram tocados pelas mesmas coisas que, em outros tempos, levaram lágrimas aos olhos das classes mais cultas da Grécia".4 O problema com esse tipo de perspectiva, além do fato de isso soar cómico vindo de alguém tão profundamente inglês como Johnson ou tão francês como Racine, é que a imagem de uma natureza humana constante, independente de tempo, lugar e circunstância, de estudos e profissões, modas passageiras e opiniões temporárias, pode ser uma ilusão, que o que o homem é pode estar tão envolvido com onde ele está, quem ele é e no que ele acredita, que é inseparável deles. É precisamente o levar em conta tal possibilidade que deu margem ao surgimento do conceito de cultura e ao declínio da perspectiva uniforme do homem. O que quer que seja que a antropologia moderna afirme -- e ela parece ter afirmado praticamente tudo em uma ou outra ocasião --, ela tem a firme convicção de que não existem de fato homens não-modificados pelos costumes de lugares particulares, nunca existiram e, o que é mais importante, não o poderiam pela própria natureza do caso. Não existem, não podem existir, bastidores onde possamos ver de relance os atores de Mascou como "pessoas reais", perambulando em suas roupas comuns, afastados de suas, profissões, revelando com uma candura natural seus desejos espontâneos e paixões não-incitadas. Eles podem trocar seus papéis, seu estilo de atuar, até mesmo os dramas que desempenham, mas -- como observou o próprio Shakespeare -- eles estão sempre atuando. 'A. O. Lovejoy. Essays in the History ofldeas (Nova York, 1960), p. 173. Ibid., p. 80. 3 "Preface to Shakespeare", Johnson on Shakespeare (Londres, 1931), pp. 11-12. 4 Do Prefácio a Iphigénie. 2 O IMPACTO DO CONCEITO DE CULTURA SOBRE o CONCEITO DE HOMEM 27 Essa circunstância faz com que seja extraordinariamente difícil traçar uma linha entre o que é natural, universal e constante no homem, e o que é convencional, local e variável. Com efeito, ela sugere que traçar tal linha é falsificar a situação humana, ou pelo menos interpretá-la mal, mesmo de forma séria. Consideremos o transe balinês. Os balineses caem em estados extremos desassisados, nos quais executam toda espécie de atividades espetaculares -- cortar com uma mordida a cabeça de galinhas vivas, perfurar-se com adagas, girar loucamente, falar engrolado, executar feitos miraculosos de equilíbrio, imitar relações sexuais, comer fezes, e assim por diante -- de forma muito mais fácil e mais rapidamente do que nós adormecemos. Os estados de transe são parte crucial de qualquer cerimónia. Em algumas, cinquenta ou sessenta pessoas podem cair em transe, uma após a outra ("à maneira de uma guirlanda de foguetes estourando", como citou um observador), surgindo cinco minutos ou horas mais tarde na ignorância total do que fizeram e convencidos, a despeito da amnésia, de que passaram pela experiência mais extraordinária e mais profundamente satisfatória que um homem pode ter. O que se pode aprender sobre a natureza humana a partir dessa espécie de coisa e das milhares de coisas igualmente peculiares que os antropólogos descobrem, investigam e descrevem? Que os balineses são espécies peculiares de seres, marcianos dos Mares do Sul? Que eles são iguais a nós, no fundo, mas com alguns costumes peculiares, verdadeiramente incidentais, que não nos agradam? Que eles são mais dotados inatamente ou mais instintivamente dirigidos em certas direções que outros? Ou que a natureza humana não existe e que os homens são pura e simplesmente o que a sua cultura faz deles? É entre interpretações como essas, todas insatisfatórias, que a antropologia tem tentado encontrar seu caminho para um conceito mais viável sobre o homem, no qual a cultura e a variabilidade cultural possam ser mais levadas em conta do que concebidas como capricho ou preconceito e, no entanto, ao mesmo tempo, um conceito no qual o princípio dominante na área, "a unidade básica da humanidade", não seja transformado numa expressão vazia. Assumir esse passo gigantesco longe da perspectiva uniforme da natureza humana, no que concerne ao estudo do homem, é abandonar o Paraíso. Alimentar a ideia de que a diversidade de costumes no tempo e no espaço não é simplesmente uma questão de indumentária ou aparência, de cenários e máscaras de comediantes, é também alimentar a ideia de que a humanidade é tão variada em sua essência como em sua expressão. E com esta reflexão começam a se afrouxar alguns ancoradouros filosóficos bem amarrados, iniciando-se uma jornada em águas bem perigosas. Perigosas, porque, se nos descartamos da noção de que o Homem, com letra maiúscula, deve ser visto "por trás", "debaixo", ou "além" dos seus costumes, e se a substituímos pela noção de que o homem, sem maiúscula, deve ser visto "dentro" deles, corre-se o perigo de perder por completo a perspectiva do homem. Ou ele se dissolve, sem deixar resíduos, em seu tempo e lugar, um filho e um cativo perfeito da sua era, ou ele se torna um soldado recrutado num vasto exército tolstoiano, engolfado em um ou outro dos terríveis determinismos históricos com que fomos assolados a partir de Hegel. Tivemos, e de alguma maneira ainda temos, ambas essas aberrações nas ciências sociais -- uma marchando sob a bandeira do relativismo cultural, a outra sob a bandeira da evolução cultural. Mas tivemos também, e mais comumente, tentativas de evitar a ambas procurando nos próprios padrões culturais os elementos definidores de uma existência humana a qual, embora não constante na expressão, é ainda diferente no caráter. 28 CAPÍTULO Dois II As tentativas de localizar o homem no conjunto dos seus costumes assumiram diversas direções, adotaran táticas diversas; mas todas elas, ou virtualmente todas, agiram em termos de uma única estratégia intelectua ampla: a que eu chamarei, de forma a ter uma arma a brandir contra ela, de concepção "estratigráfica" da relações entre os fatores biológico, psicológico, social e cultural na vida humana. De acordo com ess concepção, o homem é um composto de "níveis", cada um deles superposto aos inferiores e reforçando o que estão acima dele. À medida que se analisa o homem, retira-se camada após camada, sendo cada um dessas camadas completa e irredutível em si mesma, e revelando uma outra espécie de camada muito dife rente embaixo dela. Retiram-se as variegadas formas de cultura e se encontram as regularidades estruturai e funcionais da organização social. Descascam-se estas, por sua vez, e se encontram debaixo os fatore psicológicos -- "as necessidades básicas" ou o-que-tem-você -- que as suportam e as tornam possívei: Retiram-se os fatores psicológicos e surgem então os fundamentos biológicos -- anatómicos, fisiológico! neurológicos -- de todo o edifício da vida humana. O atrativo dessa espécie de conceitualização, além do fato de ter garantido a independência e soberania aí disciplinas académicas estabelecidas, era parecer tornar possível ter o bolo e comê-lo. Não se precisava afirrm que a cultura do homem era tudo que ele podia reclamar, embora ele fosse, não obstante, um ingredienl essencial e irredutível em sua natureza, talvez mesmo o ingrediente dominante. Os fatos culturais podiam s< interpretados contra o pano de fundo dos fatos não-culturais sem dissolvê-los nesse pano de fundo ou nele dissolver o pano de fundo. O homem era um animal hierarquicamente estratificado, uma espécie de depósil evolutivo, em cuja definição cada nível -- orgânico, psicológico, social e cultural -- tinha um lugar designad e incontestável. Para ver o que ele realmente era tínhamos que suportar os achados das várias ciências relevai tes -- antropologia, sociologia, psicologia, biologia -- uns sobre os outros como em muitos padrões de moir e quando isso fosse feito, a importância cardinal do nível cultural, o único que é distinto ao homem, surgir naturalmente, com seu direito próprio, como o faria o que ele teria que nos contar sobre o que ele era realment Para a imagem do homem do século XVIII, como o racional nu que surgiu quando ele se despiu dos sei costumes culturais, a antropologia do final do século XIX e início do século XX substitui a imagem do nome: como do animal transfigurado que surgia quando ele novamente se vestia com esses costumes. Ao nível da pesquisa concreta e da análise específica, essa estratégia grandiosa desceu, primeiro, a un caçada por universais na cultura, por uniformidades empíricas que, em face da diversidade de costumes i mundo e no tempo podiam ser encontradas em todo o lugar em praticamente a mesma forma e, segundo, um esforço para relacionar tais universais, uma vez encontrados, com as constantes estabelecidas de biol gia, psicologia e organização social humanas. Se alguns costumes pudessem ser destacados no meio < abarrotado catálogo da cultura mundial como comuns a todas as variantes locais, e se eles pudessem s ligados, de maneira determinada, a certos pontos invariantes de referência nos níveis subculturais, enti pelo menos algum progresso poderia ser feito para especificar quais os traços culturais que são essenciais existência humana e quais aqueles que são apenas adventícios, periféricos ou ornamentais. Dessa forma antropologia podia determinar as dimensões culturais de um conceito do homem coincidente com as dime soes fornecidas, de maneira semelhante, pela biologia, pela psicologia ou pela sociologia. Em essência, essa não é certamente uma ideia nova. A noção de um consensus gentium (um consenso toda a humanidade) -- a noção de que há algumas coisas sobre as quais todos os homens concordam cor O IMPACTO DO CONCEITO DE CULTURA SOBRE o CONCEITO DE HOMEM 29 corretas, reais, justas ou atrativas, e que de fato essas coisas são, portanto, correias, reais, justas ou atrativas -- estava presente no iluminismo e esteve presente também, em uma ou outra forma, em todas as eras e climas. É ela uma dessas ideias que ocorrem a quase todos, mais cedo ou mais tarde. Todavia, seu desenvolvimento na antropologia moderna -- começando com a elaboração de Clark Wissler, nos anos 1920, do que chamou "o padrão cultural universal", através de apresentação do Bronislaw Malinowski de uma lista de "tipos institucionais universais", no princípio dos anos quarenta, até a elaboração de G. P. Murdock de um conjunto de "denominadores comuns da cultura" desde e durante a II Guerra Mundial -- acrescentou algo de novo. Para citar Clyde Kluckhohn, talvez o teórico mais persuasivo do consensus gentium, ele acrescentou a noção de que "alguns aspectos da cultura assumem suas forças específicas como resultado de acidentes históricos; outros são modelados por forças que podem ser designadas corretamente como universais".5 Com isso, a vida cultural do homem é dividida em dois: parte dela, como a indumentária dos atores de Mascou, é independente dos "movimentos interiores" newtonianos dos homens; parte é uma emanação desses mesmos movimentos. A questão que surge, então, é: Será que esse edifício a meio do caminho entre os séculos XVIII e XX pode manter-se de pé? Se pode ou não, depende de se o dualismo entre os aspectos da cultura empiricamente universais enraizados em realidades subculturais e os aspectos empiricamente variáveis, não tão enraizados, pode ser estabelecido e sustentado. E isso, por sua vez, exige (1) que os universais propostos sejam substanciais e não categorias vazias; (2) que eles sejam especificamente fundamentados em processos partilares biológicos, psicológicos ou sociológicos, e não vagamente associados a "realidades subjacentes"; e (3) que eles possam ser convincentemente defendidos como elementos essenciais numa definição da humanidade em comparação com a qual as muito mais numerosas particularidades culturais são, claramente, de importância secundária. Parece-me que a abordagem consensus gentium falha em todos esses três itens; em vez de mover-se em direção aos elementos essenciais da situação humana, ela se move para longe deles. A razão pela qual o primeiro desses requisitos -- que os universais propostos sejam substanciais e não categorias vazias ou quase entre afirmar que, digamos, "religião", "casamento", ou "propriedade" são universais empíricos e dar a eles algo de substancial em termos de conteúdo específico, pois dizer que se trata de universais empíricos é dizer que têm o mesmo conteúdo, e dizer que eles têm o mesmo conteúdo é chegar diante do fato inegável de que eles não o têm. Se alguém define a religião de maneira geral e indeterminada -- como a orientação mais fundamental do homem quanto à realidade, por exemplo --, então esse alguém não pode atribuir a essa orientação um conteúdo altamente circunstancial. De fato, o que compõe a orientação mais fundamental quanto à realidade entre os astecas arrebatados, que levantavam corações ainda pulsando, retirados vivos dos peitos dos humanos sacrificados em favor dos céus, não é o mesmo que a fundamenta entre os impassíveis Zuni, ao dançarem em massa suas súplicas aos deuses benevolentes da chuva. O ritualismo obsessivo e o politeísmo sem rebuços dos hindus expressam uma perspectiva bem diferente do que é para eles o "verdadeiramente real" em relação ao monoteísmo sem compromisso e ao legalismo austero do islamismo Sunni. Mesmo se o que se quer é descer a níveis menos abstratos e afirmar, como fez Kluckhohn, que o conceito da vida eterna é universal ou, como fez Malinowski, que o sentido da Providência é universal, se é perseguido pela mesma contradição. Para fazer uma generalização em torno de uma vida eterna idêntica para os confucionistas e os calvinistas, para os zen-budistas e os budistas tibetanos, há que se defini-la, na verdade, nos termos mais gerais -- tão gerais, de fato, que qualquer força que porventura tenha virtualmente se evapora. O mesmo ocorre, também, com qualquer noção de um sentido de Providência, que ?L. Kroeber, org., Anthropology Today (Chicago, 1953), p. 516. 30 CAPÍTULO Dois pode incluir sob suas asas tanto as noções Navajo sobre as relações entre deuses e homens como as dos Trobriand. E o que acontece à religião acontece com o "casamento", o "comércio", e todo o restante do que A. L. Kroeber intitulou corretamente "universais falsificados", até um tema aparentemente tão tangível como o "abrigo". O fato de que em todos os lugares as pessoas se juntam e procriam filhos têm algum sentido do que é meu e do que é teu, e se protegem, de alguma forma, contra a chuva e o sol não é nem falso nem sem importância, sob alguns pontos de vista. Todavia, isso pouco ajuda no traçar um retrato do homem que seja uma parecença verdadeira e honesta e não uma espécie de caricatura de um "João Universal", sem crenças e credos. Meu ponto de vista, que deve ser claro e, espero, logo se tornará ainda mais claro não é que não existam generalizações que possam ser feitas sobre o homem como homem, além da que ele é um animal muito variado, ou de que o estudo da cultura nada tem a contribuir para a descoberta de tais generalizações. Minha opinião é que tais generalizações não podem ser descobertas através de uma pesquisa baconiana de universais culturais, uma espécie de pesquisa de opinião pública dos povos do mundo em busca de um consensus gentium que de fato não existe e, além disso, que as tentativas de assim proceder conduzem precisamente à espécie de relativismo que toda a abordagem se propunha expressamente evitar. "A cultura Zuni preza o autocontrole", escreve Kluckhohn; "a cultura Kwakiutl encoraja o exibicionismo por parte do indivíduo. Esses são valores contrastantes, mas, aderindo a eles, os Zuni e os Kwakiutl mostram sua adesão a um valor universal: a apreciação de normas distintas da cultura de cada um".6 Isso é simples evasão, mas é apenas mais aparente, não mais evasiva do que as discussões em geral sobre universais culturais. Afinal de contas, em que que nos ajuda dizer, como Herskovits, que "a moralidade é um universo, assim como o apreciar a beleza e alguns padrões de verdade", se somos forçados a acrescentar na própria frase seguinte, como ele o faz, que "as muitas formas que esses conceitos assumem não são mais que produtos da experiência histórica particular das sociedades que os manifestaram"?7 Uma vez que se abandona o uniformitarismo, mesmo que apenas parcial e incertamente, como os teóricos do consensus gentium, o relativismo passa a ser um perigo genuíno. Todavia, ele pode ser afastado, enfrentando direta e totalmente as diversidades da cultura humana, o refreamento dos Zuni e o exibicionismo dos Kwakiutl e englobando-as no corpo do seu conceito do homem, não deslizando por sobre elas com vagas tautologias e frágeis banalidades. Naturalmente, a dificuldade em estabelecer universais culturais que sejam ao mesmo tempo substanciais também embaraça o cumprimento do segundo requisito que a abordagem consensus gentium enfrenta, a de fundamentar tais universais em processos particulares biológicos, psicológicos ou sociológicos. Mas há muito mais do que isso: a conceitualização "estatigráfica" das relações entre fatores culturais e não culturais embaraça ainda mais efetivamente tal fundamento. Uma vez que a cultura, a psique, a sociedade, o organismo são convertidos em "níveis" científicos separados, completos e autónomos em si mesmo, é muito difícil reuni-los novamente. A forma mais comum de tentar fazê-lo é através da utilização dos assim chamados "pontos invariantes de referência". Esses pontos são encontrados, para citar uma das afirmativas mais famosas dessa estratégia -- a "Toward a Common Language for the Áreas of the Social Sciences", memorando elaborado por Talcott Parsons, Kluckhohn, O. H. Taylor e outros no início dos anos quarenta 6 7 C. Kluckhohn, Culture andBehavior (Nova York, 1962), p. 280. M. J. Herskovits, Cultural Anthropology (Nova York, 1955), p. 364. O IMPACTO DO CONCEITO DE CULTURA SOBRE o CONCEITO DE HOMEM 31 na natureza dos sistemas sociais, na natureza biológica e psicológica dos indivíduos componentes, nas situações externas nas quais eles vivem e atuam, na necessidade de coordenação dos sistemas sociais. Na (cultura)... esses "focf de estrutura jamais são ignorados. Eles devem, de alguma forma, ser "adaptados a" ou "levados em consideração". Os universais culturais são concebidos como respostas cristalizadas a essas realidades inevitáveis, formas institucionalizadas de chegar a termos com elas. A análise consiste, portanto, em combinar suportes universais com necessidades subjacentes postuladas, tentando mostrar que existe alguma combinação entre as duas. No nível social, é feita referência a tais fatos irrefutáveis como o de que todas as sociedades, a fim de persistirem, têm que reproduzir seus membros ou alocar bens e serviços, daí resultando a universalidade de alguma forma de família ou alguma forma de troca. No nível psicológico, recorre-se às necessidades básicas como o crescimento pessoal -- daí a ubiquidade das instituições educacionais -- ou a problemas pan-humanos, como a situação edipiana -- daí a ubiquidade de deuses primitivos e deusas dadivosas. Biologicamente, há o metabolismo e a saúde; culturalmente, os hábitos alimentares e os processos de cura. E assim por diante. O método é olhar as exigências humanas subjacentes, de uma ou outra espécie, e tentar mostrar que esses aspectos da cultura, que são universais, são, para usar novamente a menção de Kluckhohn, "modelados" por essas exigências. Novamente o problema aqui não é tanto se, de uma forma geral, essa espécie de congruência existe, mas se ela é maior do que uma congruência frouxa e indeterminada. Não é difícil relacionar algumas instituições humanas ao que a ciência (ou o senso comum) nos diz serem exigências para a existência humana, mas é muito mais difícil afirmar essa relação de forma inequívoca. Qualquer instituição serve não apenas uma multiplicidade de necessidades sociais, psicológicas e orgânicas (de forma que dizer que o casamento é mero reflexo da necessidade social de reprodução, ou que os hábitos alimentares são mero reflexo das necessidades metabólicas, é fazer uma paródia), mas não há qualquer modo de se afirmar, de forma precisa e testável, quais as relações interníveis que se supõe manter-se. A despeito do que possa parecer, não há aqui uma tentativa séria de aplicar os conceitos e teorias da biologia, da psicologia ou até mesmo da sociologia à análise da cultura (e, certamente, nem mesmo uma sugestão do inverso), mas apenas a colocação, lado a lado, de fatos supostos dos níveis cultural e subcultural, de forma a induzir um sentimento vago de que existe uma espécie de relação entre eles -- uma obscura espécie de "modelagem". Não há aqui qualquer integração teórica, mas uma simples correlação, assim mesmo intuitiva, de achados separados. Com a abordagem de níveis não podemos jamais, mesmo invocando "pontos invariantes de referência", construir interligações funcionais genuínas entre os fatores cultural e não-cultural, apenas analogias, paralelismos, sugestões e afinidades mais ou menos persuasivas. Todavia, mesmo que eu esteja errado (como muitos antropólogos certamente acharão) em alegar que a abordagem consensus gentium não pode produzir nem universais substanciais nem ligações específicas entre os fenómenos cultural e não-cultural para explicá-los, permanece a questão de se tais universais devem ser tomados como elementos centrais na definição do homem, se a perspectiva do mais baixo denominador comum da humanidade é exatamente o que queremos. Naturalmente, essa é agora uma questão filosófica e não, como tal, uma questão científica. Todavia, a noção de que a essência do que significa ser humano é revelada mais claramente nesses aspectos da cultura humana que são universais do que naqueles que são típicos deste ou daquele povo, é um preconceito que não somos obrigados a compartilhar. Será que é apreendendo alguns fatos gerais -- que o homem tem, em todo lugar, uma espécie de "religião" -- ou apreendendo a riqueza deste ou daquele fenómeno religioso -- o transe balinês ou o ritualismo indiano, o sacrifício humano asteca ou a dança da chuva dos Zuni -- que iremos apreendê-lo? O fato de o "casamento" ser universal (se de fato ele o é) será um comentário tão penetrante sobre o que somos como os fatos relativos à 32 CAPÍTULO Dois poliandria Himalaia, àquelas regras fantásticas do casamento australiano ou aos complicados sistemas di dote da África banto? O comentário a respeito de ser Cromwell o inglês mais típico do seu tempo, precisa mente por ser o mais esquisito, também pode ser relevante quanto a esse propósito: pode ser que nas particu laridades culturais dos povos -- nas suas esquisitices -- sejam encontradas algumas das revelações mai instrutivas sobre o que é ser genericamente humano. E a principal contribuição da ciência da antropologia; construção -- ou reconstrução -- de um conceito do homem pode então repousar no fato de nos mostra como encontrá-las. III A principal razão pela qual os antropólogos fogem das particularidades culturais quando chegam à questã' de definir o homem, procurando o refúgio em universais sem sangue, é que, confrontados como o são pel enorme diversidade do comportamento humano, eles são perseguidos pelo medo do historicismo, de s perderem num torvelinho de relativismo cultural tão convulsivo que poderá privá-los de qualquer apoio fixe Não que não tenha havido oportunidade para tal receio: Patterns ofCulture, de Ruth Benedict, talvez o livr de antropologia mais popular que já se publicou nos Estados Unidos, com sua estranha conclusão de qu qualquer coisa que um grupo de pessoas se incline a fazer é digno do respeito de qualquer outro grupo, talvez o exemplo mais relevante das posições canhestras que se pode assumir quando alguém se entrega pç completo àquilo que Marc Bloch chamou "a excitação de aprender coisas singulares". No entanto, o recei é um truque. A noção de que, a menos que um fenómeno cultural seja empiricamente universal, ele não pod refletir o que quer que seja sobre a natureza do homem é tão lógica como a noção de que, porque um anemia celular não é, felizmente, universal, ela nada nos pode dizer sobre os processos genéticos humano: O ponto crítico em ciência não é se os fenómenos são empiricamente comuns -- do contrário, por qu Becquerel estaria tão interessado no comportamento peculiar do urânio? --, mas se eles podem ser levadc a revelar os processos naturais duradouros subjacentes neles. Ver o céu num grão de areia não é um ard privativo dos poetas. Resumindo, precisamos procurar relações sistemáticas entre fenómenos diversos, não identidades subi tantivas entre fenómenos similares. E para consegui-lo com bom resultado precisamos substituir a concej; cão "estratigráfica" das relações entre os vários aspectos da existência humana por uma sintética, isto é, n qual os fatores biológicos, psicológicos, sociológicos e culturais possam ser tratados como variáveis denti dos sistemas unitários de análise. O estabelecimento de uma linguagem comum nas ciências sociais não assunto de mera coordenação de terminologias ou, o que é pior ainda, de cunhar novas terminologias artif ciais. Também não é o caso de impor um único conjunto de categorias sobre a área como um todo. É uir questão de integrar diferentes tipos de teorias e conceitos de tal forma que se possa formular proposiçõí significativas incorporando descobertas que hoje estão separadas em áreas estanques de estudo. Na tentativa de lançar tal integração do lado antropológico e alcançar, assim, uma imagem mais exata d homem, quero propor duas ideias. A primeira delas é que a cultura é melhor vista não como complexos c padrões concretos de comportamento -- costumes, usos, tradições, feixes de hábitos --, como tem sido caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle -- planos, receitas, regras, instruções ( que os engenheiros de computação chamam "programas") -- para governar o comportamento. A segunc O IMPACTO DO CONCEITO DE CULTURA SOBRE o CONCEITO DE HOMEM 33 ideia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente de tais mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, de tais programas culturais, para ordenar seu comportamento. Nenhuma dessas ideias é completamente nova, mas certos desenvolvimentos recentes, tanto em antropologia como em outras ciências (cibernética, teoria da informação, neurologia, genética molecular) tornaramnas susceptíveis de uma afirmação mais precisa, além de emprestar-lhes certo grau de apoio empírico que anteriormente não tinham. A partir de tais reformulações do conceito da cultura e do papel da cultura na vida humana, surge, por sua vez, uma definição do homem que enfatiza não tanto as banalidades empíricas do seu comportamento, a cada lugar e a cada tempo, mas, ao contrário, os mecanismos através de cujo agenciamento a amplitude e a indeterminação de suas capacidades inerentes são reduzidas à estreiteza e especificidade de suas reais realizações. Um dos fatos mais significativos a nosso respeito pode ser, finalmente, que todos nós começamos com o equipamento natural para viver milhares de espécies de vidas, mas terminamos por viver apenas uma espécie. A perspectiva da cultura como "mecanismo de controle" inicia-se com o pressuposto de que o pensamento humano é basicamente tanto social como público -- que seu ambiente natural é o pátio familiar, o mercado e a praça da cidade. Pensar consiste não nos "acontecimentos na cabeça" (embora sejam necessários acontecimentos na cabeça e em outros lugares para que ele ocorra), mas num tráfego entre aquilo que foi chamado por G. H. Mead e outros de símbolos significantes -- as palavras, para a maioria, mas também gestos, desenhos, sons musicais, artifícios mecânicos como relógios, ou objetos naturais como jóias -- na verdade, qualquer coisa que esteja afastada da simples realidade e que seja usada para impor um significado à experiência. Do ponto de vista de qualquer indivíduo particular, tais símbolos são dados, na sua maioria. Ele os encontra já em uso corrente na comunidade quando nasce e eles permanecem em circulação após a sua morte, com alguns acréscimos, subtrações e alterações parciais dos quais pode ou não participar. Enquanto vive, ele se utiliza deles, ou de alguns deles, às vezes deliberadamente e com cuidado, na maioria das vezes espontaneamente e com facilidade, mas sempre com o mesmo propósito: para fazer uma construção dos acontecimentos através dos quais ele vive, para auto-orientar-se no "curso corrente das coisas experimentadas", tomando de empréstimo uma brilhante expressão de John Dewey. O homem precisa tanto de tais fontes simbólicas de iluminação para encontrar seus apoios no mundo porque a qualidade não-simbólica constitucionalmente gravada em seu corpo lança uma luz muito difusa. Os padrões de comportamento dos animais inferiores, pelo menos numa grande extensão, lhes são dados com a sua estrutura física; fontes genéticas de informação ordenam suas ações com margens muito mais estreitas de variação, tanto mais estreitas e mais completas quanto mais inferior o animal. Quanto ao homem, o que lhe é dado de forma inata são capacidades de resposta extremamente gerais, as quais, embora tornem possível uma maior plasticidade, complexidade e, nas poucas ocasiões em que tudo trabalha como deve, uma efetividade de comportamento, deixam-no muito menos regulado com precisão. Este é, assim, o segundo aspecto do nosso argumento. Não dirigido por padrões culturais -- sistemas organizados de símbolos significantes -- o comportamento do homem seria virtualmente ingovernável, um simples caos de atos sem sentido e de explosões emocionais, e sua experiência não teria praticamente qualquer forma. A cultura, a totalidade acumulada de tais padrões, não é apenas um ornamento da existência humana, mas uma condição essencial para ela -- a principal base de sua especificidade. Na antropologia, algumas das evidências mais reveladoras que apoiam tal posição provêm de avanços recentes em nossa compreensão daquilo que costumava ser chamado a descendência do homem: a emergência do Homo sapiens do seu ambiente geral primata. Três desses avanços são de importância relevante: (1) o descartar de uma perspectiva sequencial das relações entre a evolução física e o desenvolvimento cultural do 34 CAPÍTULO Dois homem em favor de uma superposição ou uma perspectiva interativa; (2) a descoberta de que a maior p£ das mudanças biológicas que produziram o homem moderno, a partir de seus progenitores mais imedial ocorreu no sistema nervoso central, e especialmente no cérebro; (3) a compreensão de que o homem é, termos físicos, um animal incompleto, inacabado; o que o distingue mais graficamente dos não homeri menos sua simples habilidade de aprender (não importa quão grande seja ele) do que quanto e que espé particular de coisas ele tem que aprender antes de poder funcionar. Deixem-me abordar cada um dês pontos em particular. A perspectiva tradicional das relações entre o avanço biológico e cultural do homem era que o primein biológico, foi completado, para todos os intentos e propósitos, antes que o último, o cultural, começas Isso significa dizer novamente que era estratigráfico. O ser físico do homem evoluiu, através dos mecar mós usuais de variação genética e seleção natural, até o ponto em que sua estrutura anatómica chegou a m ou menos à situação em que hoje o encontramos: começou então o desenvolvimento cultural. Em alg estágio particular da sua história filogenética, uma mudança genética marginal de alguma espécie tornoi capaz de produzir e transmitir cultura e, daí em diante, sua forma de resposta adaptativa às pressões ambi tais foi muito mais exclusivamente cultural do que genética. À medida que se espalhava pelo globo, vestia peles nos climas frios e tangas (ou nada) nos climas quentes; não alterou seu modo inato de respon à temperatura ambiental. Fabricou armas para aumentar seus poderes predatórios herdados e cozinhou alimentos para tornar alguns deles mais digestivos. O homem se tornou homem, continua a história, quan tendo cruzado algum Rubicon mental, ele foi capaz de transmitir "conhecimento, crença, lei, moral, cos me" (para citar os itens da definição clássica de cultura de Sir Edward Tylor) a seus descendentes e si vizinhos através do aprendizado. Após esse momento mágico, o avanço dos hominídios dependeu quase ( inteiramente da acumulação cultural, do lento crescimento das práticas convencionais, e não da mudai orgânica física, como havia ocorrido em áreas passadas. O único problema é que tal momento não parece ter existido. Pelas estimativas recentes, a transição p um tipo de vida cultural demorou alguns milhões de anos até ser conseguida pelo género Homo. Ass retardado, isso envolveu não apenas uma ou um punhado de mudanças genéticas marginais, porém u sequência, longa, complexa e estreitamente ordenada. Na perspectiva atual, a evolução do Homo sapiens -- o homem moderno -- a partir de seu ambiente p sapiens imediato, surgiu definitivamente há cerca de quatro milhões de anos, com o aparecimento do agi famoso Australopitecíneo -- os assim chamados homens-macacos da África do Sul e Oriental -- e cuh nou com a emergência do próprio sapiens, há apenas uns duzentos ou trezentos mil anos. Assim, como p menos formas elementares de atividade cultural ou, se desejam, protocultural (a feitura de ferramentas si pies, a caça e assim por diante) parecem ter estado presentes entre alguns dos Australopitecíneos, há en uma superposição de mais de um milhão de anos entre o início da cultura e o aparecimento do homem coi hoje o conhecemos. As datas precisas -- que são apenas tentativas e que pesquisas futuras podem alte para mais ou menos -- não são importantes; o que é importante é ter havido uma superposição, e ela ter si muito extensa. As fases finais (finais até hoje, pelo menos) da história filogenética do homem tiveram luj na mesma era geológica grandiosa -- a chamada Era Glacial -- das fases iniciais da sua história cultural, homens comemoram aniversários, mas o homem não. Isso significa que a cultura, em vez de ser acrescentada, por assim dizer, a um animal acabado ou virtu mente acabado, foi um ingrediente, e um ingrediente essencial, na produção desse mesmo animal. O crés mento lento, constante, quase glacial da cultura através da Era Glacial alterou o equilíbrio das pressí seletivas para o Homo em evolução, de forma tal a desempenhar o principal papel orientador em sua evo pão. O ^perfejpoamento das ferramentas, a adoção da caça organizada e as práticas de reunião, o início O IMPACTO DO CONCEITO DE CULTURA SOBRE o CONCEITO DE HOMEM 35 verdadeira organização familiar, a descoberta do fogo e, o mais importante, embora seja ainda muito difícil identificá-la em detalhe, o apoio cada vez maior sobre os sistemas de símbolos significantes (linguagem, arte, mito, ritual) para a orientação, a comunicação e o autocontrole, tudo isso criou para o homem um novo ambiente ao qual ele foi obrigado a adaptar-se. À medida que a cultura, num passo a passo infinitesimal, acumulou-se e se desenvolveu, foi concedida uma vantagem seletiva àqueles indivíduos da população mais capazes de levar vantagem -- o caçador mais capaz, o colhedor mais persistente, o melhor ferramenteiro, o líder de mais recursos -- até que o que havia sido o Australopiteco proto-humano, de cérebro pequeno, tornou-se o Homo sapiens, de cérebro grande, totalmente humano. Entre o padrão cultural, o corpo e o cérebro foi criado um sistema de realimentação (feedback) positiva, no qual cada um modelava o progresso do outro, um sistema no qual a interação entre o uso crescente das ferramentas, a mudança da anatomia da mão e a representação expandida do polegar no córtex é apenas um dos exemplos mais gráficos. Submetendo-se ao governo de programas simbolicamente mediados para a produção de artefatos, organizando a vida social ou expressando emoções, o homem determinou, embora inconscientemente, os estágios culminantes do seu próprio destino biológico. Literalmente, embora inadvertidamente, ele próprio se criou. Conforme mencionei, apesar de terem ocorrido algumas mudanças importantes na anatomia bruta do género Homo durante esse período de sua cristalização -- na forma do crânio, na dentição, no tamanho do polegar, e assim por diante -- as mudanças muito mais importantes e dramáticas foram as que tiveram lugar, evidentemente, no sistema nervoso central. Esse foi o período em que o cérebro humano, principalmente sua parte anterior, alcançou as pesadas proporções atuais. Os problemas técnicos são aqui complicados e controvertidos; todavia, o ponto central é que, embora os Australopitecíneos tivessem um torso e uma configuração de braço não drasticamente diferente da nossa, e uma formação do pélvis e da perna antecipadora da nossa própria, a capacidade craniana era pouco maior do que a dos macacos -- o que quer dizer, de um terço a metade da nossa. O que separa, aparentemente, os verdadeiros homens dos proto-homens não é, aparentemente, a forma corpórea total, mas a complexidade da organização nervosa. O período superposto de mudança cultural e biológica parece ter consistido numa intensa concentração do desenvolvimento neural e talvez, associados a ela, o refinamento de comportamentos diversos -- das mãos, da locomoção bípede, etc. -- para as quais os fundamentos anatómicos básicos -- ombros e pulsos móveis, um ílio alargado, etc. --já haviam sido antecipados. Isso talvez não seja marcante em si mesmo, mas, combinado ao que dissemos anteriormente, sugere algumas conclusões sobre a espécie de animal que o homem é, as quais, penso, estão muito afastadas não apenas das que surgiram no século XVIII, mas também das da antropologia de apenas dez ou quinze anos atrás. Grosso modo, isso sugere não existir o que chamamos de natureza humana independente da cultura. Os homens sem cultura não seriam os selvagens inteligentes de Lord ofthe Flies, de Golding, atirados à sabedoria cruel dos seus instintos animais; nem seriam eles os bons selvagens do primitivismo iluminista, ou até mesmo, como a antropologia insinua, os macacos intrinsecamente talentosos que, por algum motivo, deixaram de se encontrar. Eles seriam monstruosidades incontroláveis, com muito poucos instintos úteis, menos sentimentos reconhecíveis e nenhum intelecto: verdadeiros casos psiquiátricos. Como nosso sistema nervoso central -- e principalmente a maldição e glória que o coroam, o neocórtex -- cresceu, em sua maior parte, em interação com a cultura, ele é incapaz de dirigir nosso comportamento ou organizar nossa experiência sem a orientação fornecida por sistemas de símbolos significantes. O que nos aconteceu na Era Glacial é que fomos obrigados a abandonar a regularidade e a precisão do controle genético detalhado sobre nossa conduta em favor da flexibilidade e adaptabilidade de um controle genético mais generalizado sobre ela, embora não menos real. Para obter a informação adicional necessária no sentido de agir, fomos forçados a depender cada vez mais de fontes culturais -- o fundo acumulado de símbolos significantes. Tais símbolos são, por- 38 CAPÍTULO Dois grande parte da ciência social contemporânea, mas sim pelo elo entre eles, pela forma em que o primein transformado no segundo, suas potencialidades genéricas focalizadas em suas atuações específicas. É carreira do homem, em seu curso característico, que podemos discernir, embora difusamente, sua nature e apesar de a cultura ser apenas um elemento na determinação desse curso, ela não é o menos importar Assim como a cultura nos modelou como espécie única -- e sem dúvida ainda nos está modelando -- ass também ela nos modela como indivíduos separados. É isso o que temos realmente em comum -- nem i ser subcultural imutável, nem um consenso de cruzamento cultural estabelecido. Por estranho que pareça -- embora, num segundo momento não seja talvez tão estranho -- muitos c nossos sujeitos parecem compreender isso mais claramente que nós mesmos, os antropólogos. Em Java, \ exemplo, onde executei grande parte do meu trabalho, as pessoas diziam com muita tranquilidade: "í humano é ser javanês." Às crianças pequenas, aos rústicos, aos simplórios, aos loucos, aos flagrantemei imorais, chamam ndurung djawa, "ainda não javaneses". Um adulto "normal", capaz de agir em termos sistema de etiqueta altamente elaborado, possuidor das delicadas percepções estéticas associadas à músi à dança, ao drama e ao desenho têxtil, que responde às sutis incitações do divino que reside na estabilidz da consciência de cada indivíduo, é um sampum djawa, "já um javanês", isto é, já um humano. Ser huma não é apenas respirar; é controlar a sua respiração pelas técnicas do ioga, de forma a ouvir literalmente, inspiração e na expiração, a voz de Deus pronunciar o seu próprio nome -- "hu Allah". Não é apenas falai emitir as palavras e frases apropriadas, nas situações sociais apropriadas, no tom de voz apropriado e cor indireção evasiva apropriada. Não é apenas comer: é preferir certos alimentos, cozidos de certas maneiras seguir uma etiqueta rígida à mesa ao consumi-los. Não é apenas sentir, mas sentir certas emoções muito dist lamente javanesas (e certamente intraduzíveis) -- "paciência", "desprendimento", "resignação", "respeito' Aqui, ser humano certamente não é ser Qualquer Homem; é ser uma espécie particular de homem, e s< dúvida os homens diferem: "Outros campos", dizem os javaneses, "outros gafanhotos". Dentro da sociedc as diferenças também são reconhecidas -- a fornia como um camponês de arroz se torna humano e javai difere da forma através da qual um funcionário civil se torna humano. Este não é um caso de tolerânci relativismo ético, pois nem todos os modos de se tornar humano são vistos como igualmente admiráveis forma como isso ocorre para os chineses locais, por exemplo, é intensamente desaprovada. O caso é que maneiras diferentes e, mudando agora para a perspectiva antropológica, é na revisão e na análise sistemát dessas maneiras -- a bravura do índio das planícies, a obsessão do hindu, o racionalismo do francês anarquismo berbere, o otimismo americano (para arrolar uma série de etiquetas que eu não gostaria defender como tais) -- que poderemos encontrar o que é ser um homem ou o que ele pode ser. Resumindo, temos que descer aos detalhes, além das etiquetas enganadoras, além dos tipos metafísic além das similaridades vazias, para apreender corretamente o caráter essencial não apenas das várias cultui mas também dos vários tipos de indivíduos dentro de cada cultura, se é que desejamos encontrar a humanidí face a face. Nessa área, o caminho para o geral, para as simplicidades reveladoras da ciência, segue através uma preocupação com o particular, o circunstancial, o concreto, mas uma preocupação organizada e dirig em termos da espécie de análises teóricas sobre as quais toquei -- as análises da evolução física, do funcioi mento do sistema nervoso, da organização social, do processo psicológico, da padronização cultural e ass por diante -- e, muito especialmente, em termos da influência mútua entre eles. Isso quer dizer que o camir segue através de uma complexidade terrificante, como qualquer expedição genuína. "Deixe-o sozinho por um momento ou dois", escreve Robert Lowell, não, como se pode suspeitai respeito do antropólogo, mas a respeito daquele outro pesquisador excêntrico da natureza do homem, Nathar Hawthorne. O IMPACTO DO CONCEITO DE CULTURA SOBRE o CONCEITO DE HOMEM 39 Deixe-o sozinho por um momento ou dois, e você o verá com sua cabeça baixa, cismando, cismando, olhos fixos em algum fragmento, alguma pedra, alguma planta comum, a coisa mais comum, como se fosse a pista. Os olhos preocupados se erguem, furtivos, metálicos, insatisfeitos com a meditação sobre a verdade e o insignificante.8 Curvado sobre seus próprios fragmentos, pedras e plantas comuns, o antropólogo também medita sobre o verdadeiro e o insignificante, nele vislumbrando (ou pelo menos é o que pensa), fugaz e inseguramente, sua própria imagem desconcertante, mutável.

8 Transcrito com a permissão de Farrar, Stxaus & Giroux, Inc., e Faber & Faber, Ltd. de "Hawthorne", in For The Union Dead, p. 39. Copyright © 1964, by Robert Lowell.

Clifford Geertz PARTE 1. Uma Descrição Densa: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura

A Interpretação das Culturas

Clifford Geertz

PARTE I 1. Uma Descrição Densa: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura


Agradecimentos 215 Prefácio Quando um antropólogo, incitado por um editor atencioso, começa a reunir alguns de seus ensaios para uma espécie de exposição retrospectiva do que vem fazendo, ou tentando fazer, no período de quinze anos desde que terminou a pós-graduação, ele enfrenta duas decisões dilacerantes: o que incluir e como tratar respeitosamente aquilo que é incluído. Todos nós que escrevemos artigos sobre ciências sociais, e cada vez é maior o número dos que os publicam, temos conosco uma espécie de registro negativo; imaginamos poder aprimorar o que já publicamos no passado e estaijmos prontos a introduzir melhoramentos em nosso próprio trabalho que não toleraríamos por parte de qualquer revisor. Tentar encontrar o desenho certo na tapeçaria de seus próprios escritos pode ser tão desanimador como tentar encontrá-lo na própria vida; tantar tecê-lo post facto -- "isto é exatamente o que eu pretendia dizer" -- é uma verdadeira tentação. Enfrentei a primeira dessas decisões incluindo nesta coletânea apenas aqueles dentre os meus ensaios que têm relação direta e explícita com o conceito da cultura. De fato, em sua maioria, esses ensaios são mais estudos empíricos do que indagações teóricas, pois sinto-me pouco à vontade quando me distancio das [ imediações da vida social. Mas todos eles preocupam-se, basij camente, em levar adiante, em cada caso imediato, uma visão particular, que alguns chamariam peculiar, do que seja a cultura, do papel que ela desempenha na vida social, e como deve ser devidamente estudada. Embora esta redefinição da cultura tenha sido, talvez, o meu interesse persistente como antropólogo, também venho trabalhando extensivamente nas áreas do desenvolvimento económicos, da organização social, da história comparativa e da ecologia cultural -- preocupações essas que, todavia, não se refletem aqui, a não ser de modo tangencial. Assim, o que é ostensivamente um conjunto de ensaios aparece mais, segundo espero, corno algo semelhante a um tratado -- um tratado de teoria cultural, desenvolvido através de uma série de análises concretas. Não se tratando apenas da revisão de uma carreira profissional um tanto errante do tipo "e então eu escrevi...", este livro tem uma posição a apresentar. A segunda decisão foi mais difícil de tomar. De uma forma geral, eu tenho a opinião stare decisis sobre as coisas publicadas: se necessitam de muita revisão, provavelmente não deveriam ser reimpressas e sim substituídas por algo inteiramente novo. Além disso, corrigir uma falha de julgamento acrescentando opiniões diferentes a trabalhos anteriores não me parece inteiramente honesto, pois, em primeiro lugar, isso obscurece o desenvolvimento das ideias que alguém está supostamente tentando demonstrar ao coligir os ensaios. Não obstante, parece haver alguma justificativa para uma certa quantidade de revisões retroativas nos casos em que a substância do argumento não é seriamente afetada; entretanto, deixar as coisas exatamente como foram escritas originalmente seria ao mesmo tempo fornecer informações já ultrapassadas e esvaziar uma discussão ainda válida ligando-a muito estreitamente a um conjunto particular de acontecimentos já superados. Nos ensaios abaixo, há dois lugares em que essas considerações me pareceram relevantes e nos quais fiz, portanto, algumas modificações no que havia escrito originalmente. O primeiro é nos ensaios da Parte II, sobre cultura e evolução biológica, onde a datação dos fósseis nos ensaios originais foram definitivamente superadas. De uma forma geral, as datas foram situadas mais longe no tempo e, como essa mudança deixa meus argumentos centrais essencialmente intactos, não vejo qualquer prejuízo em introduzir as novas estimativas. Não há qualquer sentido em continuar a dizer ao mundo que os Australopitecíneos remontam a um milhão de anos, quando agora os arqueólogos estão encontrando fósseis de quatro a cinco milhões de anos. O segundo tem ligação com o Capítulo 10, na Parte IV,* "A Revolução Integradora", onde o fluxo -- se assim pode ser chamado -- da história do novo Estado, uma vez que o artigo foi escrito no início dos anos 1960, torna a leitura de algumas passagens realmente esquisita. Como Nasser está morto, o Paquistão se dividiu, a Nigéria foi desfederalizada e o Partido Comunista desapareceu do cenário indonésio, escrever como se essas coisas não tivessem ocorrido é dar um sentido de irrealidade à discussão, uma discussão que, repito, continuo a achar válida mesmo que seja a filha de Nehru e não ele próprio quem dirija a índia, e que a República da Malásia se tenha expandido na Federação da Malásia. Assim, fiz dois tipos de modificação naquele ensaio. Principalmente, mudei o tempo do verbo, introduzi clausulas, acrescentei uma ou duas notas e assim por diante no *Esse capítulo não consta desta coletânea. (N. do T.) Viii PREFACIO corpo do texto, para que se possa lê-lo um pouco melhor e não ficar com a noção de que os últimos dez anos não se passaram. Entretanto, nada mudei de substancial, de forma a melhorar minha argumentação. Segundo, acrescentei a cada um desses casos históricos -- claramente à parte deles -- um parágrafo resumindo os acontecimentos relevantes desde que o ensaio foi escrito, de forma a indicar que, quando mais não seja, esses acontecimentos demonstram a relevância continuada dos assuntos que o ensaio trata em termos de acontecimentos anteriores e, ainda, para dissipar o efeito de "Rip Van Winkle". Com a exceção de insignificantes correções tipográficas e gramaticais (e modificações no estilo referencial, para salvaguarda da consistência), o restante do livro não foi alterado no essencial. Todavia, acrescentei um novo capítulo, o primeiro, numa tentativa de afirmar minha posição atual da forma mais geral que pude. Como as minhas opiniões sobre os assuntos que os capítulos discutem evoluíram neste intervalo de quinze anos, há na verdade algumas diferenças na forma como algumas coisas são colocadas no capítulo introdutório e a forma em que são colocadas em algumas das reimpressões. Certas das minhas preocupações anteriores -- com o funcionalismo, por exemplo -- têm agora menos importância para mim; algumas das mais recentes -- como a semiótica -- são mais importantes. Mas a linha de pensamento nos ensaios -- que estão numa ordem lógica e não cronológica --- parece-me relativamente consistente, e o capítulo introdutório representa um esforço para afirmar mais explícita e sistematicamente o que é essa linha de pensamento: em suma, uma tentativa de dizer o que venho dizendo. Eliminei todos os agradecimentos que os ensaios originais continham. Aqueles que me ajudaram sabem que o fizeram e quanto. Espero que agora eles saibam que eu o reconheço. Em vez de implicá-los novamente nas minhas confusões, é melhor que eu siga o caminho um tanto peculiar de agradecer a três notáveis instituições académicas, as quais ofereceram condições para meu trabalho que, estou convencido, não poderiam ter sido superadas em nenhum outro lugar do mundo: o Departamento de Relações Sociais da Universidade Harvard, onde fui treinado; o Departamento de Antropologia da Universidade de Chicago, onde ensinei durante uma década, e o Instituto de Estudos Avançados, em Princeton, onde trabalho agora. Numa ocasião em que o sistema universitário norte-americano está sendo atacado como irrelevante, ou pior, posso apenas dizer que para mim ele foi um presente redentor. Clifford Geertz Princeton 1973 I CAPÍTULO l UMA DESCRIÇÃO DENSA: Por tinia Teoria Interprètativa da Cultura Em seu livro Philosophy in a New Key, Susanne Langer observa que certas ideias surgem com tremendo ímpeto no panorama intelectual. Elas solucionam imediatamente tantos problemas fundamentais que parecem prometer também resolver todos os problemas fundamentais, esclarecer todos os pontos obscuros. Todos se agarram a elas como um "abre-te sésamo" de alguma nova ciência positiva, o ponto central em termos conceituais em torno do qual pode ser construído um sistema de análise abrangente. A moda repentina de tal grande idée, que exclui praticamente tudo o mais por um momento, deve-se, diz ela, "ao fato de todas as mentes sensíveis e ativas se voltarem logo para explorá-la. Utilizamo-la em cada conexão, para todos os propósitos, experimentamos cada extensão possível de seu significado preciso, com generalizações e derivativos." Entretanto, ao nos familiarizarmos com a nova ideia, após ela se tornar parte do nosso suprimento geral de conceitos teóricos, nossas expectativas são levadas a um maior equilíbrio quanto às suas reais utilizações, e termina a sua popularidade excessiva. Alguns fanáticos persistem em sua opinião anterior sobre ela, a "chave para o universo", mas pensadores menos bitolados, depois de algum tempo, fixam-se nos problemas que a^ ideia gerou efetivamente. Tentam aplicá-la e ampliá-la onde ela realmente se aplica e onde é possível expandi-la, desistindo quando ela não pode ser aplicada ou ampliada. Se foi verdade uma ideia seminal, ela se torna, em primeiro lugar, parte permanente e duradoura do nosso arsenal intelectual. Mas não tem mais o escopo grandioso, promissor, a versatilidade infinita de aplicação aparente que urn dia teve. A segunda lei da termodinâmica ou princípio da seleção natural, a noção da motivação inconsciente ou a organização dos meios de produção não explicam tudo, nem mesmo tudo o que é humano, mas ainda assim explicam alguma coisa. Nossa atenção procura isolar justamente esse algo, para nos desvencilhar de uma quantidade de pseudociência à qual ele também deu origem, no primeiro fluxo da sua celebridade. Não sei se é exatamente dessa forma que todos os conceitos científicos basicamente importantes se desenL'\o\\em. Todavia, esse padrão se confirma no caso do conceito de cultura, em torno do qual surgiu todo o f estudo da antropologia e cujo âmbito essa matéria tem se preocupado cada vez mais em limitar, especificar, enfocar e conter. É justamente a essa redução do conceito de cultura a uma dimensão justa, que realmente assegure a sua importância continuada em vez de debilitá-lo, que os ensaios abaixo são dedicados, em suas diferentes formas e direções. Todos eles argumentam, às vezes de forma explícita, muitas vezes simplesmente através da análise particular que desenvolvem, em prol de um conceito de cultura mais limitado, mais especializado e, imagino, teoricamente mais poderoso, para substituir o famoso "o todo mais complexo" de E. B. Tylor, o-qual, embora eu não conteste sua força criadora, parece-me ter chegado ao ponto em que confunde muito mais do que esclarece. 4 CAPÍTULO UM O pantanal conceptual para o qual pode conduzir a espécie de teorização pot-au-feu tyloriana sobre cultura é evidente naquela que ainda é uma das melhores introduções gerais à antropologia, o Mirror for Man, de Clyde Kluckhohn. Em cerca de vinte e sete páginas do seu capítulo sobre o conceito, Kluckhohn conseguiu definir a cultura como: (1) "o modo de vida global de um povo"; (2) "o legado social que o indivíduo adquire do seu grupo"; (3) "uma forma de pensar, sentir e acreditar"; (4) "uma abstração do comportamento"; (5) "uma teoria, elaborada pelo antropólogo, sobre a forma pela qual um grupo de pessoas se comporta realmente"; (6) "um celeiro de aprendizagem em comum"; (7) "um conjunto de orientações padronizadas para os problemas recorrentes"; (8) "comportamento aprendido"; (9) "um mecanismo para a regulamentação normativa do comportamento"; (10) "um conjunto de técnicas para se ajustar tanto ao ambiente externo como em relação aos outros homens"; (11) "um precipitado da história", e voltando-se, talvez em desespero, para as comparações, como um mapa, como uma peneira e como uma matriz. Diante dessa espécie de difusão teórica, mesmo um conceito de cultura um tanto comprimido e não totalmente padronizado, que pelo menos seja internamente coerente e, o que é mais importante, que tenha um argumento definido a propor, representa um progresso (como, para ser honesto, o próprio Kluckhohn perspicazmente compreendeu). O ecletismo é uma autofrustração, não porque haja somente uma direção a percorrer com proveito, mas porque há muitas: é necessário escolher. O conceito de cultura que eu defendo, e cuja utilidade os ensaios abaixo tentam demonstrar, é essencialmente semiótico. Acreditando, como Max Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e a sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura do significado. É justamente uma explicação que eu procuro, ao construir expressões sociais enigmáticas na sua superfície. Todavia, essa afirmativa, uma doutrina numa cláusula, requer por si mesma uma explicação. II O operacionismo como dogma metodológico nunca fez muito sentido no que concerne às ciências sociais e, a não ser por alguns cantos já bem varridos -- o "behavorismo" skinneriano, os testes de inteligência, etc. -- está agora praticamente morto. Todavia, e apesar disso, ela teve um papel importante e ainda tem uma certa força, qualquer que seja a força que sintamos ao tentarmos definir o carisma ou a alienação em termos de operações: se você quer compreender o que é a ciência, você deve olhar, em primeiro lugar, não para as suas teorias ou as suas descobertas, e certamente não para o que seus apologistas dizem sobre ela; você deve ver o que os praticantes da ciência fazem. Em antropologia ou, de qualquer forma, em antropologia social, o que os praticantes fazem é a etnografia. E é justamente ao compreender o que é a etnografia, ou mais exatamente, o que é a prática da etnografia, é que se pode começar a entender o que representa a análise antropológica como forma de conhecimento. Devemos frisar, no entanto, que essa não é uma questão de métodos. Segundo a opinião dos livros-textos, praticar a etnografia é estabelecer relações, selecionar informantes, transcrever textos, levantar genealogias, mapear campos, manter um diário, e assim por diante. Mas não são essas coisas, as técnicas e os processos determinados, que definem o empreendimento. O que o define é o tipo de esforço intelectual que ele representa: um risco elaborado para uma "descrição densa", tomando emprestada uma noção de Gilbert Ryle. UMA DESCRIÇÃO DENSA: POR UMA TEORIA INTERPRETATIVA DA CULTURA 5 A discussão de Ryle sobre "descrição densa" aparece em dois recentes ensaios de sua autoria (ora reimpressos no segundo volume de seus Collected Papers) e dirigida ao tema genérico sobre o que, como ele diz, o "Lê Penseur" está fazendo: "Pensando e Refletindo" e "O Pensar dos Pensamentos". Vamos considerar, diz ele, dois garotos piscando rapidamente o olho direito. Num deles, esse é um tique involuntário; no outro, é uma piscadela conspiratória a um amigo. Como movimentos, os dois são idênticos; observando os dois sozinhos, como se fosse uma câmara, numa observação "fenomenalista", ninguém poderia dizer qual delas seria um tique nervoso ou uma piscadela ou, na verdade, se ambas eram piscadelas ou tiques nervosos. No entanto, embora não retratáyel, a diferença entre um tique nervoso e uma piscadela é grande, como bem sabe aquele que teve a infelicidade de ver o primeiro tomado pela segunda. O piscador está se comunicando e, de fato, comunicando de uma forma precisa e especial: (1) deliberadamente, (2) a alguém em particular, (3) transmitindo uma mensagem particular, (4) de acordo com um código socialmente estabelecido e (5) sem o conhecimento dos demais companheiros. Conforme salienta Ryle, o piscador executou duas ações -- contrair a pálpebra e piscar -- enquanto o que tem um tique nervoso apenas executou uma -- contraiu a pálpebra. Contrair as pálpebras de propósito, quando existe um código público no qual agir assim significa um sinal conspiratório, é piscar. É tudo que há a respeito: uma partícula de comportamento, um sinal de cultura_e_jr^.ViQí.tô/------um gesto. Todavia, isso é apenas o princípio. Suponhamos, continua ele, que haja um terceiro garoto que, "para divertir maliciosamente seus companheiros", imita o piscar do primeiro garoto de uma forma propositada, grosseira, óbvia, etc. Naturalmente, ele o faz da mesma maneira que o segundo garoto piscou e com o tique nervoso do primeiro: contraindo sua pálpebra direita. Ocorre, porém, que esse garoto não está piscando nem tem um tique nervoso, ele está imitando alguém que, na sua opinião, tenta piscar. Aqui também existe um código socialmente estabelecido (ele irá "piscar" laboriosamente, superobviamente, talvez fazendo uma careta -- os artifícios habituais do mímico), e o mesmo ocorre com a mensagem. Só que agora não se trata de uma conspiração, mas de ridicularizar. Se os outros pensarem que ele está realmente piscando, todo o seu propósito vai por água abaixo, embora com resultados um tanto diferentes do que se eles pensassem que ele tinha um tique nervoso. Pode ir-se mais além: em dúvida sobre sua capacidade de mímica, o imitador pode praticar em casa, diante de um espelho, e nesse caso ele não está com um tique nervoso, nem piscando ou imitando -- ele está ensaiando. Entretanto, para a câmara, um behavorista radical ou um crente em sentenças protocolares, o que ficaria registrado é que ele está contraindo rapidamente sua pálpebra direita, como os dois outros. As complexidades são possíveis, se não praticamente infindáveis, pelo menos do ponto de vista da lógica. O piscador original poderia, por exemplo, estar apenas fingindo, para levar outros a pensarem que havia uma conspiração, quando de fato nada havia, e nesse caso nossas descrições do que o imitador está imitando e o ensaiador ensaiando mudam completamente. O caso é que, entre o que Ryle chama de "descrição superficial" do que o ensaiador (imitador, piscador, aquele que tem o tique nervoso...) está fazendo ("contraindo rapidamente sua pálpebra direita") e a "descrição densa" do que ele está fazendo ("praticando a farsa de um amigo imitando uma piscadela para levar um inocente a pensar que existe uma conspiração em andamento") está o objeto da etnografia: uma hierarquia estratificada de estruturas significantes em termos àas quais os tiques nervosos, as piscadelas, as falsas piscadelas, as imitações, os ensaios das imitações são produzidos, percebidos e interpretados, e sem as quais eles de fato não existiriam (nem mesmo as formas zero de tiques nervosos as quais, como categoria cultural, são tanto não-piscadelas como as piscadelas são não-tiques), não importa o que alguém fizesse ou não com sua própria pálpebra. Como tantas historietas que os filósofos de Oxford gostam de inventar para eles mesmos, todo esse piscar, a imitação de piscar, a farsa da imitação do piscar, o ensaio da farsa da imitação de piscar, pode parecer um tanto artificial. Para acrescentar uma nota mais empírica, deixem-me dar, sem precedê-lo deliberadamente 6 CAPÍTULO UM de qualquer comentário explicativo, um excerto não pouco típico do meu próprio diário de campo, para demonstrar que, mesmo aplainado para propósitos didáticos, o exemplo de Ryle apresenta uma imagem extremamente correta do tipo de estruturas superpostas de inferências e implicações através das quais o etnógrafo tem que procurar o seu caminho continuamente: Os franceses (disse o informante) acabavam de chegar. Eles construíram cerca de vinte pequenos fortes entre este local, a cidade e a área de Marmusha, no meio das montanhas, colocando-os em promontórios de forma a poderem pesquisar o campo. Todavia, apesar disso eles não podem garantir a segurança, especialmente durante a noite, e assim, a despeito do mezrag, o pacto comercial, ter sido supostamente abolido do ponto de vista legal, na verdade tudo continua como antes. Uma noite, quando Cohen (que fala berbere fluentemente) estava lá em cima, em Marmusha, dois outros judeus que negociavam com uma tribo vizinha apareceram para comprar dele algumas mercadorias. Alguns berberes, de urna outra tribo vizinha, tentaram penetrar na casa de Cohen, mas ele deu uns tiros para o ar com seu rifle. (Tradicionalmente, não era permitido aos judeus portarem armas, mas a situação era tão insegura na época que alguns as adquiriam.) Isso atraiu a atenção dos franceses e os invasores fugiram. Na noite seguinte, porém, eles voltaram, e um deles, disfarçado de mulher, bateu na porta, contando uma história. Cohen desconfiou e não quis deixa-"Ia" entrar, mas os outros judeus disseram, "ora, está tudo bem, é só uma mulher". Eles abriram a porta e todo o bando entrou; mataram os dois judeus visitantes, mas Cohen conseguiu entrincheirar-se no aposento contíguo. Ele ouviu os ladrões planejarem queimá-lo vivo na loja, depois de retirarem suas mercadorias; abriu a porta e, manobrando um cacete, como um louco, conseguiu escapar por uma janela. Foi então até o forte, para tratar seus ferimentos, e queixou-se ao comandante local, um certo Capitão Dumari, dizendo que queria ser 'ar-, isto é, quatro ou cinco vezes o valor da mercadoria que lhe fora roubada. Os ladrões eram de uma tribo ainda não submetida às autoridades francesas e estavam em rebelião aberta contra elas, portanto ele pedia uma autorização para ir com o seu portador-mezrag, o xeque tribal Marmusha, cobrar a indenização a que tinha direito, segundo os regulamentos tradicionais. O Capitão Dumari não podia dar-lhe uma permissão oficial para fazêlo, uma vez que havia uma proibição francesa para a relação mezrag, mas ele lhe deu uma autorização verbal dizendo: "Se você for morto, o problema é seu." Assim, o xeque, o judeu e um pequeno grupo de Marmusha, armados, percorreram dez ou quinze quilómetros até a área rebelde, onde naturalmente não havia franceses, e furtivamente capturaram o pastor da tribo dos ladrões e roubaram seus rebanhos. A outra tribo prontamente veio em sua perseguição, montados a cavalo, armados de rifles e prontos a atacar. Mas quando viram quem eram os "ladrões de carneiros", pensaram melhor e disseram, "muito bem, vamos conversar". Eles não podiam negar efetivamente o que acontecera -- que alguns dos seus homens haviam roubado Cohen e matado os dois visitantes -- e não estavam preparados para começar uma briga séria com os Marmushas, o que a luta com os invasores acarretaria. Assim, os dois grupos falaram, falaram, falaram, ali na planície, entre os milhares de carneiros, e finalmente decidiram ressarcir os danos com quinhentos carneiros. Os dois grupos berberes armados alinharam-se em seus cavalos, nos pontos opostos da planície, com o rebanho de carneiros entre eles, e Cohen, com seu traje negro, chapéu-coco e chinelos batendo, percorreu sozinho o rebanho, escolhendo um por um e, inteiramente à vontade, os que ele achava melhor como pagamento. Assim Cohen conseguiu seus carneiros e levou-os de volta a Marmusha. Os franceses, lá no seu forte, escutaramno chegar ainda a alguma distância. ("Ba, ba, ba", dizia Cohen, muito feliz, relembrando o acontecido) e se perguntaram: "Que diabo é isso?" E Cohen respondeu: "Isto é o meu 'ar" Os franceses não podiam acreditar que ele fizera o que dizia e acusaram-no de ser espião dos berberes rebeldes, pondo-o na prisão e apossando-se do seu rebanho. Na cidade, sua família, não tendo notícias dele durante tanto tempo, o julgava morto. Após algum tempo os franceses soltaram-no e ele voltou para casa, porém sem o rebanho. Dirigiu-se, então, ao coronel da cidade, um francês encar- UMA DESCRIÇÃO DENSA: POR UMA TEORIA INTERPRETATIVA DA CULTURA 7 regado de toda a região, para queixar-se. Todavia, o coronel respondeu: "Nada posso fazer a respeito. Não é meu problema." Citada literalmente, como um recado numa garrafa, essa passagem indica, como qualquer outra semelhante o faria, um sentido correto do muito que existe na descrição etnográfica da espécie mais elementar -- como ela é extraordinariamente "densa". Nos^scritos etnográficos acabados, inclusive os aqui selecionados; esse fato -- de que o que chamamos de nossos dados/são realmente nossa própria construção das construções de outras pessoas, do que elas e seus compatriotas se propõem -- está obscurecido, pois a maior parte do que precisamos para compreender um acontecimento particular, um ritual, um costume, uma ideia, ou o que quer que seja está insinuado como informação de fundo antes da coisa em si mesma ser examinada diretamente. (Mesmo revelar que esse pequeno drama ocorreu nas montanhas do Marrocos central em 1912 -- e foi novamente contado aqui em 1968 -- é determinar muito da nossa compreensão dele.) Nada há de errado nisso e, de qualquer forma, é inevitável. Todavia, isso leva à visão da pesquisa antropológica como uma atividade mais observadora e menos interpretativa do que ela realmente é. Bem no fundo da base fatual, a rocha dura, se é que existe uma, de todo o empreendimento, nós já estamos explicando e, o que é pior, explicando explicações. Piscadelas de piscadelas de piscadelas... A análise é, portanto, escolher entre as estruturas de significação -- o que Ryle chamou de códigos estabelecidos, uma expressão um tanto mistificadora, pois ela faz com que o empreendimento soe muito parecido com a tarefa de um decifrador de códigos, quando na verdade ele é muito mais parecido com a do críticojiterário -- e determinar sua base social e sua importância. Aqui em nosso texto, tal escolha começaria com o diferençar os três quadros desiguais de interpretação, ingredientes da situação -- o judeu, o berbere e o francês -- e passaria então a mostrar como (e por que), naquela ocasião, naquele lugar, sua copresença produziu uma situação na qual um desentendimento sistemático reduziu uma forma tradicional a uma farsa social. O que levou Cohen a fracassar, e com ele todo o antigo padrão de relações sociais e económicas dentro do qual ele funcionava, foi uma confusão de idiomas. Voltarei a este aforismo demasiado compacto mais tarde, bem como aos detalhes sobre o próprio texto. O ponto a enfocar agora é somente que a etnografia é uma descrição densa. O que o etnógrafo enfrenta, de fato -- a não ser quando (como deve fazer, naturalmente) está seguindo as rotinas mais automatizadas de coletar dados -- é uma multiplicidade de estruturas conceptuais complexas, muitas delas sobrepostas ou amarradas umas às outras, que são simultaneamente estranhas, irregulares e inexplícitas, e que ele tem que, de alguma forma, primeiro apreender e depois apresentar. E isso é verdade em todos os níveis de atividade do seu trabalho de campo, mesmo o mais rotineiro: entrevistar informantes, observar rituais, deduzir os termos de parentesco, traçar as linhas de propriedade, fazer o censo doméstico... escrever seu diário. Fazer a etnografia é como tentar ler (no sentido de "construir uma leitura de") um manuscrito estranho, desbotado, cheio de elipses, incoerências, emendas suspeitas e comentários tendenciosos, escrito não com os sinais convencionais do som, mas com exemplos transitórios de comportamento modelado. 8 CAPÍTULO UM III A cultura,_esse- documento de atuação, é portanto pública, como uma piscadela burlesca ou urna incurs fracassada aos carneiros. Embora uma ideação, não existe na cabeça de alguém; embora não-física, nã( uma identidade oculta. O debate interminável, porque não-terminável, dentro da antropologia, sobre s< cultura é "subjetiva" ou "objetiva", ao lado da troca mútua de insultos intelectuais ("idealista!" -- "mate alista!"; "mentalista!" -- "behavorista!"; "impressionista!" -- "positivista!") que o acompanha, é conce do de forma totalmente errónea. Uma vez que o comportamento humano é visto como ação simbólica ( maioria das vezes; há duas contrações) -- uma ação que significa, como a fonação na fala, o pigmento pintura, a linha na escrita ou a ressonância na música, -- o problema se a cultura é uma conduta padroniza ou um estado da mente ou mesmo as duas coisas juntas, de alguma forma perde o sentido. O que se de perguntar a respeito de uma piscadela burlesca ou de uma incursão fracassada aos carneiros não é qual o s status ontológico. Representa o mesmo que pedras de um lado e,sonhos do outro -- são coisas deste muni ,O que devemos indagar é qual é a sua importância: o que está sendo transmitido com a sua ocorrênci através da sua agência, seja ela um ridículo ou um desafio, uma ironia ou uma zanga, um deboche ou i orgulho. Isso pode parecer uma verdade óbvia, mas há inúmeras formas de obscurecê-la. Uma delas é imaginar c a cultura é uma realidade "superorgânica" autocontida, com forças e propósitos em si mesma, isto é, reifi Ia. Outra é alegar que ela consiste no padrão bruto de acontecimentos comportamentais que de fato obser mós ocorrer em uma ou outra comunidade identificável -- isso significa reduzi-la. Todavia, embora es duas confusões ainda existam, e sempre continuarão conosco, sem dúvida, a fonte principal de desord teórica na antropologia contemporânea é uma opinião que se desenvolveu em reação a elas e que hoj largamente difundida -- a saber, "a cultura (está localizada) na mente e no coração dos homens", para c Ward Goodenough, talvez seu proponente mais famoso. Chamada diversamente de etnociência, análise componencial ou antropologia cognitiva (hesitai terminológica que reflete uma incerteza profunda), essa escola de pensamento afirma que á cultura é cc posta de estruturas psicológicas por meio das quais os indivíduos ou grupos de indivíduos guiam seu cc portamento. "A cultura de uma sociedade", para citar novamente Goodenough, desta vez numa passag que se tornou o locus classicus de todo o movimento, "consiste no que quer que seja que alguém tenij saber ou acreditar a fim de agir de uma forma aceita pelos seus membros." A partir dessa visão do que cultura, segue-se outra visão, igualmente segura, do que seja descrevê-la -- a elaboração de regras sistei ticas, um algoritmo etnográfico que, se seguido, tornaria possível operá-lo dessa maneira, passar por nativo (deixando de lado a aparência física). Desta forma, um subjetivismo extremo é casado a um formalis extrerhò7com o resultado já esperado: uma explosão de debates sobre se as análises particulares (que surj sob a forma de taxonomias, paradigmas, tabelas, genealogias e outras inventivas) refletem o que os nati pensam "realmente" ou se são apenas simulações inteligentes, equivalentes lógicos, mas substantivam! diferentes do que eles pensam. Já que, num primeiro relance, essa abordagem pode parecer suficientemente próxima da que está se desenvolvida aqui para ser tomada por ela, é útil ser bem explícito quanto ao que as separa. Deixandt lado, por um momento, nossas piscadelas e carneiros, se tomamos, por exemplo, um quarteto de Beethc como uma amostra de cultura, muito especial, mas suficientemente ilustrativa para estes propósitos, acre que ninguém o identificaria com os seus arranjos musicais, com a habilidade e o conhecimento necess UMA DESCRIÇÃO DENSA: POR UMA TEORIA INTERPRETATIVA DA CULTURA 9 para tocá-lo, com a compreensão dele que têm seus instrumentistas ou ouvintes, nem, para levar em conta en passant os reducionistas e os reificadores, com uma execução particular do quarteto ou com alguma entidade misteriosa que transcende sua existência material. Talvez a expressão "ninguém" aqui utilizada seja demasiado forte, pois sempre há os incorrigíveis. Todavia, o fato de um quarteto de Beethoven ser uma estrutura tonal desenvolvida temporalmente, uma sequência coerente de sons modulados -- em suma, uma música -- e não o conhecimento ou a crença de qualquer pessoa em algo, inclusive como executá-la, é uma proposição com a qual, após refletir, concordará a maioria das pessoas. Pára tocar violino é necessário possuir certos hábitos, habilidades, conhecimento e talento, estar com disposição de tocar e (como piada) ter um violino. Mas tocar violino não é nem o hábito, a habilidade, o conhecimento e assim por diante, nem a disposição ou (a noção que os crentes na "cultura material" aparentemente seguem) o próprio violino. Para fazer um tratado comercial em Marrocos você tem que fazer certas coisas, de uma certa maneira (entre outras, enquanto canta em árabe Quranic, cortar a garganta de um cordeiro ante os membros masculinos adultos, não-aleijados, de sua tribo reunidos) e possuir certas características psicológicas (entre outras, um desejo de coisas distantes). Mas um pacto comercial não é nem cortar a garganta nem o desejo, embora este seja bastante real, conforme descobriram sete parentes do nosso "xeque" Marmusha quando, numa ocasião anterior, foram por ele executados em seguida ao roubo de uma pele de carneiro esfarrapada e praticamente sem valor pertencente a Cohen. A cultura é pública porque o significado o é. Você não pode piscar (ou caricaturar a piscadela) sem saber o que é considerado uma piscadela ou como contrair, fisicamente, suas pálpebras, e você não pode fazer uma incursão aos carneiros (ou imitá-la) sem saber o que é roubar urri carneiro e como fazê-lo na prática. Mas tirar de tais verdades a conclusão de que saber como piscar é piscar e saber como roubar um carneiro é.fazer uma incursão aos carneiros é revelar uma confusão tão grande como, assumindo as descrições superficiais por densas, identificar as piscadelas com contrações de pálpebras ou incursão aos carneiros com a caça aos animais lanígeros fora dos pastos. A falácia cognitivista -- de que a cultura consiste (para citar um outro porta-voz do movimento, Stephen Tyler) "em fenómenos mentais que podem (ele quer dizer "poderiam") ser analisados através de métodos formais similares aos da matemática e da lógica" -- é tão destrutiva do uso efetivo do conceito como o são as falácias "behavorista" e "idealista", para as quais ele é uma correção mal concluída. Como seus erros são mais sofisticados e suas distorções mais sutis, talvez seja ainda mais do que isso. O ataque generalizado às teorias de significado constitui, desde Husserl, chegando a Wittgenstein, parte tão integrante do pensamento moderno que não é necessário desenvolvê-lo aqui mais uma vez. O que é necessário é verificar se as notícias a respeito chegam à antropologia; e em particular esclarecer que dizer que a cultura consiste em estruturas de significado socialmente estabelecidas, nos termos das quais as pessoas fazem certas coisas como sinais de conspiração e se aliam ou percebem os insultos e respondem a eles, não é mais do que dizer que esse é um fenómeno psicológico, uma característica da mente, da personalidade, da estrutura cognitiva de alguém, ou o que quer que seja, ou dizer ainda o que é tantrismo, a genética, a forma progressiva do verbo, a classificação dos vinhos, a Common Law ou a noção de "uma praga condicional" (como Westermarck definiu o conceito do 'ar em cujos termos Cohen apresentou sua queixa de danos). O que impede a nós, que crescemos piscando outras piscadelas ou cuidando de outros carneiros, de entender corretamente, num lugar como Marrocos, que o que pretendem as pessoas não é a ignorância sobre como atua a cognição (mas principalmente porque, presume-se, ela atua da mesma maneira que entre nós, e seria bem melhor se pudéssemos passar também sobre isso) como a falta de familiaridade com o universo imaginativo dentro do qual os seus atos são marcos determinados. Como já invocamos Wittgenstein, podemos muito bem transcrevê-lo: 10 CAPÍTULO UM Falamos... de algumas pessoas que são transparentes para nós. Todavia, é importante no tocante a essa observação que um ser humano possa ser um enigma completo para outro ser humano. Aprendemos isso quando chegamos a um país estranho, com tradições inteiramente estranhas e, o que é mais, mesmo que se tenha um domínio total do idioma do país. Nós não compreendemos o povo (e não por não compreender o que eles falam entre si). Não nos podemos situar entre eles. IV Situar-nos, um negócio enervante que só é bem-sucedido parcialmente, eis no que consiste a pesquisa /etnográfica como experiência pessoal. Tentarjfonnular a. j>ase na qual se imagina, sempre excessivamente, ( estar-se situado, eis no que consiste o texto antropológico como empreendimento científico. Não estamos procurando, pelo menos eu não estou, tornar-nos nativos (em qualquer caso, eis uma palavra comprometida) ou copiá-los. Somente os românticos ou os espiões podem achar isso bom. O que procuramos, no sentido mais amplo do termo, que compreende muito mais do que simplesmente falar, é conversar com eles/o que é muito mais difícil, e não apenas com estranhos, do que se reconhece habitualmente. "Se falar por alguém parece ser um processo misterioso", observou Stanley Cavell, "isso pode ser devido ao fato de falar a alguém não parecer de maneira alguma misterioso." Visto sob esse ângulo, o objetivo da antropologia é o alargamento do universo do discurso humano. De fato, esse não é seu único objetivo -- a instrução, a diversão, o conselho prático, o avanço moral e a descoberta da ordem natural no comportamento humano são outros, e a antropologia não é a única disciplina a persegui-los. No entanto, esse é um objetivo ao qual o conceito de cultura semiótico se adapta especialmente bem. Como sistemas entrelaçados de signos interpretáveis (o que eu chamaria símbolos, ignorando as utilizações provinciais), a cultura não é um poder, algo ao qual podem ser atribuídos casualmente os acontecimentos sociais, os comportamentos, as instituições ou os processos; ela é um contexto, algo dentro do qual eles podem ser descritos de forma inteligível -- isto é, descritos com densidade. A famosa absorção antropológica com o exótico (para nós) -- os cavaleiros berberes, os negociantes judeus, os legionários franceses -- é, assim, praticamente um artifício para deslocar o senso de familiaridade embotador com o qual o mistério da nossa própria habilidade em relacioná-los compreensivelmente uns aos outros se esconde de nós. Procurar o comum em locais onde existem formas não-usuais ressalta não, como se alega tantas vezes, a arbitrariedade do comportamento humano (não há nada especialmente arbitrário em tomar o roubo de carneiros como insolência no Marrocos), mas o grau no qual o seu significado varia de acordo com o padrão de vida através do qual ele é informado. Compreender a cultura de um povo expõe a sua normalidade sem reduzir sua particularidade. (Quanto mais eu tento seguir o que fazem os marroquinos, mais lógicos e singulares eles me parecem.) Isso os torna acessíveis: colocá-los no quadro de suas próprias banalidades dissolve sua opacidade. E essa manobra, a que se referem habitualmente, com uma casualidade excessiva, corno "ver as coisas do ponto de vista de ator", ou muito livrescamente como "a abordagem verstehen", ou muito tecnicamente como "análise enrica", que tantas vezes leva à noção de que a antropologia é uma variedade de leitura da mente a longa distância ou uma fantasia da ilha dos canibais e que, para alguém ansioso em navegar por sobre o naufrágio de uma dúzia de filosofias, deve ser executada com o máximo de cuidados. Nada mais necessário para compreender o que é a interpretação antropológica, e em que grau ela é uma interpretação, s UMA DESCRIÇÃO DENSA: POR UMA TEORIA INTERPRETATIVA DA CULTURA 11 do que a compreensão exata do que ela se propõe dizer -- ou não se propõe -- de que nossas formulações dos sistemas simbólicos de outros povos devem ser orientadas pelos atos. Isso significa que as descrições das culturas berbere, judaica ou francesa devem ser calculadas em termos das construções que imaginamos que os berberes, os judeus ou os franceses colocam através da vida que levam, a fórmula que eles usam para definir o que lhes acontece. O que isso não significa é que tais descrições são elas mesmas berbere, judia ou francesa -- isto é, parte da realidade que elas descrevem ostensivamente; elas são antropológicas -- isto é, partem de um sistema em desenvolvimento de análise científica. Elas devem ser encaradas em termos das interpretações às quais pessoas de uma denominação particular submetem sua experiência, uma vez que isso é o que elas professam como descrições. São antropológicas porque, de fato, são os antropólogos que as professam. Normalmente, não é necessário ressaltar de forma tão laboriosa que o objeto de estudo é uma coisa e o estudo é uma outra. Está bastante claro que o mundo físico não é a física e que A Skeleton Key to Finnegan 's Wake não é o Finnegan 's Wake. Todavia, como no estudo da cultura a análise penetra no próprio corpo do objeto -- isto é, começamos com as nossas próprias interpretações do que pretendem nossos informantes, ou o que achamos que eles pretendem, e depois passamos a ^sistematizá-las --, a linha entre cultura (marroquina) como um fato natural e cultura (marroquina) como entidade teórica tende a ser obscurecida. Isso ocorre ainda mais na medida em que a última é apresentada sob a forma de uma descrição do ator das concepções (marroquinas) de todas as coisas, desde a violência, a honra, a divindade e a justiça, até a tribo, a propriedade, a patronagem e a chefia. Resumindo, os textos antropológicos são eles mesmos interpretações e, na verdade, de segunda e terceira mão. (Por definição, somente um "nativo" faz a interpretação em primeira mão: é a sua cultura.)2 Trata-se, portanto, de ficções; ficções no sentido de que são "algo construído", "algo modelado" -- o sentido original âtfictio -- não que sejam falsas, não-fatuais ou apenas experimentos de pensamento. Construir descrições orientadas pelo ator dos envolvimentos de um chefe berbere, um mercador judeu e um soldado francês uns com os outros no Marrocos de 1912 e claramente um ato de imaginação, não muito diferente da construção •de descrições semelhantes de, digamos, os envolvimentos uns com os outros de um médico francês de província, com a mulher frívola e adúltera e seu amante incapaz, na França do século XIX. Neste último caso, os atores são representados como hipotéticos e os acontecimentos como se não tivessem ocorrido, enquanto no primeiro caso eles são representados como verdadeiros, ou pelo menos como aparentemente verdadeiros. Essa não é uma diferença de pequena |mportância: é precisamente a que Madame Bovary teve dificuldade em apreender. Mas a importância não reside no fato da história dela ter sido inventada enquanto a de Cohen foi apenas anotada. As condições de sua criação e o seu enfoque (para não falar da maneira e da qualidade) diferem, todavia uma é tanto umafictio -- "uma fabricação" -- quanto a outra. Nem sempre os antropólogos têm plena consciência desse fato: que embora a cultura exista no posto comercial, no forte da colina ou no pastoreio de carneiros, a antropologia existe no livro, no artigo, na conferência, na exposição do museu ou, como ocorre hoje, nos filmes. Convencer-se disso é compreender 'Não apenas outros povos: a antropologia pode ser treinada no exame da cultura da qual ela própria é parte -- e o é de maneira crescente. Esse é um fato de profunda importância, mas, como dá origem a alguns problemas especiais de ordem secundária e um tanto complicados, deixá-lo-ei à parte no momento. 2 0 problema da ordem, novamente, é complexo. Trabalhos antropológicos baseados em outras obras antropológicas (Lévi-Strauss, por exemplo) podem ser até de quarta mão ou mais, e mesmo os informantes frequentemente, até mesmo habitualmente, fazem interpretações de segunda mão -- o que passou a ser conhecido como "modelos nativos". Nas culturas mais adiantadas, onde a interpretação "nativa" pode alcançar níveis mais elevados -- com referência ao Maghreb, temos que pensar apenas em Ibn Khaldun; quanto aos Estados Unidos, em Margaret Mead -- esses temas se tornam, na verdade, muito intrincados. 12 CAPÍTULO UM que a linha entre o modo de representação e o conteúdo substantivo é tão intraçável na análise cultural como é na pintura. E este fato, por sua vez, parece ameaçar o status objetivo do conhecimento antropológico, sugerindo que sua fonte não é a realidade social, mas um artifício erudito. Essa ameaça existe, na verdade, mas ela é superficial. A exigência de atenção de um relatório etnográfico não repousa tanto na capacidade do autor em captar os fatos primitivos em lugares distantes e levá-los para casa como uma máscara ou um entalho, mas no grau em que ele é capaz de esclarecer o que ocorre em tais lugares, para reduzir a perplexidade -- que tipos de homens são esses? -- a que naturalmente dão origem os atos não-familiares que surgem de ambientes desconhecidos. Isso naturalmente levanta alguns problema; sérios de verificação -- ou, se "verificação" é uma palavra muito forte para uma ciência tão soft* (por min eu preferiria "avaliação") -- de que maneira diferençar um relato melhor de um pior. Todavia, essa é tam bem a sua melhor virtude. Seji etnografia é uma descrição densa e os etnógrafos são aqueles que fazem descrição,xentão a questão determinante para qualquer exemplo dado, seja um diário de campo sarcástico o' uma monografia alenta°cla,*do tipo Malinowski, é se ela separa as piscadelas dos tiques nervosos e as pisca delas verdadeiras das imitadas. Não precisamos medir a irrefutabilidade de nossas explicações contra ur corpo de documentação não-interpretada, descrições radicalmente superficiais, mas contra o poder da irm ginação científica que nos leva ao contato com as vidas dos estranhos. Conforme disse Thoreau, não vale pena correr o mundo para contar os gatos de Zanzibar. Ora, essa proposição, de que não é do nosso interesse retirar do comportamento humano justamente i propriedades que nos interessam antes de começar a examiná-lo, tem sido, por vezes, dimensionada nun grande alegação: a saber, de que uma vez que são apenas essas propriedades que nos interessam, não prec samos nos preocupar com o comportamento, a não ser superficialmente. A cultura é tratada de modo ma efetivo, prossegue o argumento, puramente como sistema simbólico (a expressão-chàve é, "em seus própi os termos"), pelo isolamento dos seus elementos, especificando as relações internas entre esses elementos passando então a caracterizar todo o sistema de uma forma geral -- de acordo com os símbolos básicos e torno dos quais ela é organizada, as estruturas subordinadas das quais é uma expressão superficial, ou princípios ideológicos nos quais ela se baseia. Embora se trate já de uma melhoria acentuada em relação noções de "comportamento lipren^ídõTi^e~rtierrôrneno mental" do que é a cultura e fonte de algumas d ideias teóricas mais poderosas da antropologia contemporânea, essa abordagem hermética das coisas pai ce-me correr o perigo de fechar (e de ser superada cada vez mais por ela) a análise cultural longe do s objetivo correio, a lógica informal da vida real. Há pouca vantagem em se extrair um conceito dos defeil do psicologismo apenas para mergulhá-lo, imediatamente, nos do esquematismo. Deve atentar-se para o comportamento, e com exatidão, pois é através do fluxo do comportamento -- < mais precisamente, da ação social -- que as formas culturais encontram articulação. Elas encontramtambém, certamente, em várias espécies de artefatos e vários estados de consciência. Todavia, nestes cãs o significado emerge do papel que desempenham (Wittgenstein diria seu "uso") no padrão de vida decorri *No original, soft science, em oposição às hard sciences, de base matemática, consideradas mais exatas. UMA DESCRIÇÃO DENSA: POR UMA TEORIA INTERPRETATIVA DA CULTURA 13 te, não de quaisquer relações intrínsecas que mantenham umas com as outras. É o que Cohen, o "xeque" e o "Capitão Dumari" estavam fazendo quando tropeçavam nos objetivos uns dos outros -- fazendo o comércio, defendendo a honra, estabelecendo a dominação -- que criou nesse drama pastoral, e é "sobre" isso que o drama surgiu, portanto. Quaisquer que sejam, ou onde quer que estejam esses sistemas de símbolos "em seus próprios termos", ganhamos acesso empírico a eles inspecionando os acontecimentos e não arrumando entidades abstraías em^adrões unificados. Outra implicação é que a coerência não pode ser o principal teste de validade de uma descrição cultural. Os sistemas culturais têm que ter um grau mínimo de coerência, do contrário não os chamaríamos sistemas, e através da observação vemos que normalmente eles têm muito mais do que isso. Mas não há nada tão coerente como a ilusão de um paranóico ou a estória de um trapaceiro. A força de nossas interpretações não pode repousar, como acontece hoje em dia com tanta frequência, na rigidez com que elas se mantêm ou na segurança com que são argumentadas. Creio que nada contribuiu mais para desacreditar a análise cultural do que a construção de representações impecáveis de ordem formal, em cuja existência verdadeira praticamente ninguém pode acreditar. Se a interpretação antropológica está construindo uma leitura do que acontece, então divorciá-la do que acontece -- do que, nessa ocasião ou naquele lugar, pessoas específicas dizem, o que elas fazem, o que é feito a elas, a partir de todo o vasto negócio do mundo -- é divorciá-la das suas aplicações e torná-la vazia. Uma boa interpretação de qualquer coisa -- um poema, uma pessoa, uma estória, um ritual, uma instituição, uma sociedade -- leva-nos ao cerne do que nos propomos interpretar. Quando isso não ocorre e nos conduz, ao contrário, a outra coisa -- a uma admiração da sua própria elegância, da inteligência do seu autor ou das belezas da ordem euclidiana --, isso pode ter encantos intrínsecos, mas é algo muito diferente do que a tarefa que temos -- exige descobrir o que significa toda a trama com os carneiros. A trama com os carneiros -- a tapeação do roubo, a transferência reparadora, o confisco político deles -- é (ou foi) essencialmente um discurso social, mesmo que tenha sido feito, como sugeri anteriormente, em diversos idiomas e tanto em ação como em palavras. Ao reclamar o seu 'ar, Cohen invocou o pacto comercial; reconhecendo a alegação, o xeque desafiou a tribo dos ofensores; aceitando a responsabilidade, a tribo dos ofensores pagou a indenização; ansioso por demonstrar tanto aos xeques como aos negociantes quem estava no poder, o francês mostrou a mão dominadora. Como em qualquer discurso, o código não determina a conduta, e o que foi dito não precisava sê-lo, na verdade. Dada a sua ilegitimidade aos olhos do Protetorado, Cohen não precisava ser escolhido para pressionar sua queixa. Por motivos semelhantes, o xeque poderia tê-la recusado. A tribo dos ofensores, ainda resistentes à. autoridade francesa, poderia considerar a incursão como "verdadeira" e lutar em vez de negociar. Os franceses, se fossem mais habiles e menos durs (como ocorreu de fato, mais tarde, sob a tutelagem senhorial do Marechal Lyautey), poderiam permitir a Cohen conservar seus carneiros, concordando -- como dizemos -- com a continuação do padrão de comércio e suas limitações à autoridade deles. E há ainda outras possibilidades: os Marmushas podiam ver a atuação dos franceses como um insulto muito grande, e entrar em dissidência entre eles; os franceses poderiam tentar não apenas apertar Cohen, mas impor medidas mais drásticas ao próprio xeque; e Cohen poderia ter concluído que entre os renegados berberes e os soldados "Beau Geste" não valia mais a pena fazer negócio na região montanhosa do Atlas, e retirar-se para o recinto da cidade, melhor governada. Aliás, foi mais ou menos o que aconteceu, um pouco mais tarde, quando o Protetorado avançou para uma soberania genuína. Entretanto, o ponto aqui não é descrever o que aconteceu ou não no Marrocos. (A partir desse simples incidente, pode chegar-se a complexidades enormes de experiência social.) Isso é apenas para demonstrarem que consiste um tipo de interpretação antropológica: traçar a curva de um discurso-sacial; fixá-lo numa - 14 CAPÍTULO UM O etnógrafo "inscreve" o discurso social: ele o anota. Ao fazê-lo, ele o transforma de acontecimento passado, que existe apenas em seu próprio momento de ocorrência, em um relato, que existe em sua inscrição e que pode ser consultado novamente. O xeque já está morto há muito tempo, assassinado no processo de "pacificação" como o chamaram os franceses: o "Capitão Dumari", seu pacificador, mora no Sul da França, aposentado juntamente com suas lembranças; e Cohen foi no ano passado para "casa", para Israel, em parte como refugiado, em parte como peregrino e em parte como patriarca moribundo. Todavia, no meu sentido amplo, o que eles "disseram" uns aos outros, há sessenta anos, nos planaltos do Atlas -- embora longe da perfeição -- está conservado para estudo. Paul Ricoeur, de quem foi emprestada e um tanto distorcida toda a ideia da inscrição da ação, pergunta, "O que a escrita fixa?" Não o acontecimento de falar, mas o que foi "dito", onde compreendemos, pelo que foi "dito" no falar, essa exteriorização intencional constitutiva do objetivo do discurso graças ao qual o sagen -- o dito -- torna-se Aus-sage -- a enunciação, o enunciado. Resumindo, o que escrevemos é o noema ("pensamento", conteúdo", "substância") do falar. É o significado do acontecimento de falar, não o acontecimento como acontecimento. Isso não está muito bem "dito" -- se os filósofos de Oxford recorrem a historietas, os fenomenológicos empregam frases longas. De qualquer forma, isso nos leva a uma resposta mais precisa à nossa indagação: "O que faz o etnógrafo?" -- ele escreve. Isso também pode parecer uma descoberta um tanto surpreendente e talvez até implausível para quem está familiarizado com a "literatura" corrente. Entretanto, como a resposta padrão à nossa questão tem sido "ele observa, ele registra, ele_analisa" -- uma espécie de concepção de veni, vidi, vinci do assunto -- ela pode ter consequências bem mais profundas do que na aparência, sendo que talvez a menor delas, a de distinguir essas três fases da busca de conhecimento, pode não ser normalmente possível, na verdade, e de fato, como "operações" autónomas elas podem nem sequer existir. A situação é ainda mais delicada porque, como já foi observado, o que inscrevemos (ou tentamos fazê-lo) não é o discurso social bruto ao qual não somos atores, não temos acesso direto a não ser marginalmente, ou muito especialmente, mas apenas àquela pequena parte dele que os nossos informantes nos podem levar a compreender.4 Isso não é tão fatal como soa, pois, na verdade, nem todos os cretenses são mentirosos, e não é necessário conhecer tudo para poder entender uma coisa. Todavia, isso torna a visão da análise antropológica como manipulação conceptual dos fatos descobertos, uma reconstruçãojógica-de umasimples_iealidade, parecer um tanto incompleta. Apresentar cristais simétricos de significado, purificados da complexidade material nos quais foram localizados, e depois atribuir sua existência a princípios de ordem autógenos, atributos universais da mente humana ou vastos, a priori, Weltanschauungen, é pretender uma ciência que não existe e imaginar uma realidade que não pode ser encontrada. A análise cultural é (ou deveria ser) uma adivinhação dos significados, uma avaliação das conjeturas, um traçar de conclusões explanãíorias a partir das melhores conjeturas e não a descoberta do Continente dos Significados e o mapeamento da sua paisagem incorpórea. Ou mais uma vez, mais exatamente, "inscreve". Aliás, a maior parte da etnografia é encontrada em livros e artigos, em vez de filmes, discos, exposições de museus, etc. Mesmo neles há, certamente, fotografias, desenhos, diagramas, tabelas e assim por diante. Tem feito falta à antropologia uma autoconsciência sobre modos de representação (para não falar de experimentos com elas). 4 Na medida em que reforçou o impulso do antropólogo em engajar-se com seus informantes como pessoas ao invés de objetos, a noção de "observação participante" foi uma noção valiosa. Todavia, ela se transforma na fonte mais poderosa de má fé quando leva o antropólogo a bloquear da sua visão a natureza muito especial, culturalmente enquadrada, do seu próprio papel e imaginarse algo mais do que um interessado (nos dois sentidos da palavra) temporário. 3 UMA DESCRIÇÃO DENSA: POR UMA TEORIA INTERPRETATIVA DA CULTURA 15 VI Assim, há três características da descrição etnográfica: ela é interpretativa; o que ela interpreta é o fluxo do discurso social e a interpretação envolvida consiste em tentar salvar o "dito" num tal discurso da sua possibilidade de extinguir-se e fixá-lo em formas pesquisáveis. O kula desapareceu ou foi alterado, mas, de qualquer forma, Os Argonautas do Pacífico Ocidental continua a existir. Há ainda, em aditamento, uma quarta característica de tal descrição, pelo menos como eu a pratico: ela é microscópica. Isso não significa que não haja interpretações antropológicas em grande escala, de sociedades inteiras, civilizações, acontecimentos mundiais e assim por diante. Aliás, é justamente essa extensão de nossas análises a contextos mais amplos que, juntamente com suas implicações teóricas, as recomenda à atenção geral ejustifica nosso empenho em construí-las. Ninguém se preocupa mais, nem mesmo Cohen (bem... pode ser que ele), com os carneiros como tal. A história pode ter seus pontos críticos discretos, "muito barulho por nada", e certamente essa pequena comédia não foi um deles. Épara_dizer, simplesmente, que o antropólogo aborda caracteristicamente tais interpretações mais amplas e análises mais abstraias a partir de um conhecimento muito extensivo de assuntos extremamente pequenos. Ele confronta as mesmas grandes realidades que os outros -- historiadores, economistas, cientistas políticos, sociólogos -- enfrentam em conjunturas mais decisivas: Poder, Mudança, Fé, Opressão, Trabalho, Paixão, Autoridade, Beleza, Violência, Amor, Prestígio. Mas ele as confronta em contextos muito obscuros -- lugares como Marmusha e vidas como as de Cohen -- para retirar deles as maiúsculas. Essas constâncias demasiado humanas, "essas palavras altissonantes que assustam a todos", assumem uma forma doméstica em tais contextos caseiros. Mas essa é justamente a vantagem; já existem suficientes profundidades no mundo. Entretanto, o problema de como retirar de uma coleçãp de miniaturas etnográficas a respeito da nossa estória de carneiros -- um conjunto de observações e anedotas -- uma ampla paisagem cultural da nação, da época, do continente ou da civilização, não se faz facilmente passando por cima com vagas alusões às virtudes do concreto e da mente comum. Para uma ciência nascida em tribos indígenas, ilhas do Pacífico e linhagens africanas, e subsequentemente apropriada a grandes ambições, isso tornou-se um importante problema metodológico, na maior parte das vezes muito mal manuseado. Os modelos que os próprios antropólogos elaboraram para justificar a mudança de verdades locais para visões gerais têm sido, de fato, tão responsáveis em minar p esforço como qualquer coisa que seus críticos -- sociólogos obcecados com tamanhos de amostragem, psicólogos com medidas ou economistas com outras medidas -- foram capazes de inventar contra eles. Desses, os dois principais foram: o modelo "microcósmico" Jonesville-é-os Estados Unidos; e o modelo "experimento natural" a Ilha de Páscoa-é-um-caso-de-teste. Ou o paraíso num grão de areia ou os pontos mais afastados da possibilidade. A falácia Jonesville-é-a-América em ponto pequeno (ou a América-é-Jonesville em ponto grande) é tão óbvia que a única coisa que exige explicação é como as pessoas conseguiam acreditar nisso e levar outros a acreditarem também. A noção de que se pode encontrar a essência de sociedades nacionais, civilizações, grandes religiões ou o que quer que seja, resumida e simplificada nas assim chamadas pequenas cidades e aldeias "típicas" é um absurdo visível. O que se encontra em pequenas cidades e vilas é (por sinal) a vida de pequenas cidades e vilas. Se os estudos localizados, microscópicos, fossem realmente dependentes de tais 16 CAPÍTULO UM premissas para sua maior relevância -- se pudessem capturar o inundo amplo no pequeno -- eles não teriam qualquer relevância. Todavia, isso não ocorre realmente. O locus do estudo não é o objeto dct-estudo. Os antropólogos não estudam as aldeias (tribos, cidades, vizinhanças...), eles estudam nas aldeias. Você pode estudar diferentes coisas em diferentes locais, e algumas coisas -- por exemplo, o que a dominação colonial faz às estruturas estabelecidas de expectativa moral -- podem ser melhor estudadas em localidades isoladas. Isso não faz do lugar o que você está estudando. Nas remotas províncias do Marrocos e da Indonésia eu lutei com as mesmas questões com que outros cientistas sociais lutaram em lugares mais centrais -- por exemplo, por que as alegações mais insistentes dos homens em favor de humanidade são feitas em termos de orgulho grupai? -- e chegamos quase que à mesma conclusão. Pode acrescentar-se uma dimensão -- especialmente necessária no atual clima de levante-se-e-resolva da ciência social --, mas isso é tudo. Se você tiver que discorrer sobre a exploração das massas, há um certo valor em ter visto um meeiro javanês revolvendo a terra durante um temporal tropical ou um alfaiate marroquino bordando kaftans à luz de uma lâmpada de 20 watts. Mas a noção que isso lhe dá (e que o coloca numa situação moral vantajosa, de onde você pode olhar para os menos privilegiados eticamente) é no seu todo uma ideia que somente alguém que ficou muito tempq no mato pode ter, possivelmente. A noção de "laboratório natural" tem sido igualmente perniciosa, não apenas porque a analogia é falsa -- que espécie de laboratório é esse onde nenhum dos parâmetros é manipulável? --, mas porque ela leva à noção de que os dados obtidos com os estudos etnográficos são mais puros, ou mais fundamentais, ou mais sólidos, ou menos condicionados (a palavra favorita é "elementar") do que aqueles conseguidos através de outras espécies de pesquisa social. A grande variação natural de formas culturais é, sem dúvida, não apenas o grande (e desperdiçado) recurso da antropologia, mas o terreno do seu mais profundo dilema teórico: de que maneira tal variação pode enquadrar-se com a unidade biológica da espécie humana? Mas não se trata, mesmo metaforicamente, de uma variação experimental, uma vez que o contexto na qual ela ocorre varia simultaneamente com ela e não é possível (embora haja aqueles que tentam) isolar os /s dos x's para escrever a função adequada. Os famosos estudos que se propuseram mostrar que o complexo de Édipo funcionava ao contrário nas ilhas Trobriand, que os papéis do sexo estavam invertidos em Tchambuli e que faltava agressividade aos índios Pueblo (é característico que todos eles eram negativos -- "mas não no Sul"), qualquer que seja a sua validade empírica, são hipóteses não "testadas e aprovadas cientificamente". São interpretações, ou interpretações erróneas, como tantas outras, a que chegamos da mesma maneira que tantos outros, e tão inerentemente inconclusivas como tantas outras, e a tentativa de investi-las da autoridade da experimentação física não passa de uma prestidigitação metodológica. Os achados etnográficos não são privilegiados, apenas particulares: um outro país do qual se ouve falar. Vê-los como qualquer coisa mais (ou qualquer coisa menos) do que isso distorce a ambos e às suas implicações para a teoria social, muito mais profundas que o simples primitivismo. Um outro país do qual se ouviu falar: o motivo por que essas descrições alongadas sobre distantes incursões aos carneiros têm uma relevância geral (e um etnógrafo realmente bom chegaria a ponto de dizer que espécie de carneiros eram) está no fato de fornecerem à mente sociológica material suficiente para alimentar. O que é importante nos achados do antropólogo é sua especificidade complexa, sua circunstancialidade. É justamente com essa espécie de material produzido por um trabalho de campo quase obsessivo de peneiramento, a longo prazo, principalmente (embora não exclusivamente) qualitativo, altamente participante e realizado em contextos confinados, que os megaconceitos com os quais se aflige a ciência social contemporânea -- legitimamente, modernização, integração, conflito, carisma, estrutura... significado -- UMA DESCRIÇÃO DENSA: POR UMA TEORIA INTERPRETATIVA DA CULTURA 17 podem adquirir toda a espécie de atualidade sensível que possibilita pensar não apenas realista e concreta,mente sobre eles, mas, o que é mais importante, criativa e imaginativamente com eles. O problema metodológico que a natureza microscópica da etnografia apresenta é tanto real como crítico. Mas ele não será resolvido observando uma localidade remota como o mundo numa chávena ou como o equivalente sociólogo de uma câmara de nuvens. Deverá ser solucionado -- ou tentar sê-lo de qualquer maneira -- através da compreensão de que as ações sociais são comentários a respeito de mais do que elas mesmas; de que, de onde vem uma interpretação não determina para onde ela poderá ser impelida a ir. Fatos pequenos podem relacionar-se a grandes temas, as piscadelas à epistemologia, ou incursões aos carneiros à revolução, por que eles são levados a isso. VII O que nos leva, finalmente, à teoria. O pecado obstruidor das abordagens interpretativas de qualquer coisa -- literatura, sonhos, sintomas, culturas -- é que elas tendem a resistir, ou lhes é permitido resistir, à articulação conceptual e, assim, escapar a modos de avaliação sistemáticos. Ou você apreende uma interpretação ou não, vê o ponto fundamental dela ou não, aceita-a ou não. Aprisionada na imediação de seu próprio detalhe, ela é apresentada como autovalidante ou, o que é pior, como validada pelas sensibilidades supostamente desenvolvidas da pessoa que a apresenta; qualquer tentativa de ver o que ela é em termos diferentes do seu próprio é vista como um travesti -- como etnocêntrico, o termo mais severo do antropólogo para o abuso moral. É claro que isso não serve para um campo de estudo que, embora timidamente (embora eu não seja tímido quanto ao assunto, em absoluto), afirma-se como ciência. Não há qualquer razão para que seja menos formidável a estrutura conceptual de uma interpretação cultural e, assim, menos suscetível a cânones explícitos de aprovação do que, digamos, uma observação biológica ou um experimento físico -- nenhuma razão, exceto que os termos nos quais tais formulações podem ser apresentadas são, se não totalmente inexistentes, muito próximos disso. Estamos reduzidos a insinuar teorias porque falta-nos o poder de expressá-las. Ao mesmo tempo, deve admitir-se que há uma série de características de interpretação cultural que tornam ainda mais difícil o seu desenvolvimento teórico. A primeira é a necessidade de a teoria conservar-se mais próxima do terreno do que parece ser o caso em ciências mais capazes de se abandonarem a uma abstração imaginativa. Somente pequenos voos de raciocínio tendem a ser efetivos em antropologia; voos mais longos tendem a se perder em sonhos lógicos, em embrutecimentos académicos com simetria formal. O ponto global da abordagem semiótica da cultura é, como já disse, auxiliar-nos a ganhar acesso ao mundo conceptual no qual vivem os nossos sujeitos, de forma a podermos, num sentido um tanto mais amplo, conversar com eles. A tensão entre o obstáculo dessa necessidade de penetrar num universo não-familiar de ação simbólica e as exigências do avanço técnico na teoria da cultura, entre a necessidade de apreender e a necessidade de analisar, é, em consequência, tanto necessariamente grande como basicamente irremovível. Com efeito, quanto mais longe vai o desenvolvimento teórico, mais profunda se torna a tensão. Essa é a primeira condição para a teoria cultural: não é seu próprio dono. Como não se pode desligar das imediações que a descrição minuciosa apresenta, sua liberdade de modelar-se em termos de uma lógica interna é muito limitada. Qualquer generalidade que consegue alcançar surge da delicadeza de suas distinções, não da amplidão das suas abstrações. 18 CAPÍTULO UM A partir daí, segue-se uma peculiaridade no caminho: como simples tema de fato empírico, nosso conhecimento da cultura... culturas... uma cultura... cresce aos arrancos. Em vez de seguir uma curva ascendente de achados cumulativos, a análise cultural separa-se numa sequência desconexa e, no entanto, coerente de incursões cada vez mais audaciosas. Os estudos constroem-se sobre outros estudos, não no sentido de que retomam onde outros deixaram, mas no sentido de que, melhor informados e melhor conceitualizados, eles mergulham mais profundamente nas mesmas coisas. Cada análise cultural séria começa com um desvio inicial e termina onde consegue chegar antes de exaurir seu impulso intelectuais Fatos anteriormente descobertos são mobilizados, conceitos anteriormente desenvolvidos são usados, hipóteses formuladas anteriormente são testadas, entretanto o movimento não parte de teoremas já comprovados para outros recémprovados, ele parte de tateio desajeitado pela compreensão mais elementar para uma alegação comprovada de que alguém a alcançou e a superou. Um estudo é um avanço quando é mais incisivo -- o que quer que isto signifique -- do que aqueles que o precederam; mas ele se conserva menos nos ombros do que corre lado a lado, desafiado e desafiando. É por essa razão, entre outras, que o ensaio, seja de trinta páginas ou trezentas, parece o género natural no qual apresentar as interpretações culturais e as teorias que as sustentam e porque, se alguém procura tratados sistemáticos na área, logo se desaponta, principalmente se encontra algum. Mesmo artigos de inventário são raros aqui e, de qualquer forma, apenas de interesse bibliográfico. As principais contribuições teóricas não estão apenas no estudos específicos -- o que é verdade em praticamente qualquer área --, mas é muito difícil abstraí-las desses estudos e integrá-las em qualquer coisa que se poderia chamar "teoria cultural" como tal. Asjpimulações-teórieas pairam tão baixo sobre as interpretações que governam que não fazem muito sentido ou têm muito interesse fora delas. Isso acontece não porque não são gerais (se não são gerais, não são teóricas), mas porque, afirmãdãs"Tndèpendentemente de suas aplicações, elas parecem comuns ou vazias. Pode-se, e isso é de fato como a área progride conceitualmente, assumir uma linha de ataque teórico desenvolvida em ligação com um exercício de interpretação etnográfica e utilizá-la em outro, levando-a adiante a uma precisão maior e maior relevância, mas não se pode escrever uma "Teoria Geral de Interpretação Cultural" ou se pode, de fato, mas parece haver pouca vantagem nisso, pois aquijjtarefa essencial da construção teórica não é codificar regularidades abstraias, mas tornar possíveis descrições minuciosas; não generalizar através dos casos, mas generalizar dentro_deles. Generalizar dentro dos casos é chamado habitualmente, pelo menos em medicina e em psicologia profunda, uma inferência clínica. Em vez de começar com um conjunto de observações e tentar subordiná-las a lifitf «i ' ' • "k "U cxS uma lei ordenadora, essa inferência começa com um conjunto de significantes (presumíveis) e tenta enquadrálos de forma inteligível. As medidas são calculadas para as previsões teóricas, mas os sintomas (mesmo quando mensurados) são escrutinados em busca de peculiaridades teóricas -- isto é, eles são diagnosticados. No estudo da cultura, os significantes não são sintomas ou conjuntos de sintomas, mas atos simbólicos ou conjuntos de atos simbólicos e o objetivo não é a terapia, mas a análise do discurso social. Mas a maneira pela qual a teoria é usada -- investigar a importância não-aparente das coisas -- é a mesma. Somos levados, assim, à segunda condição da teoria cultural: ela não é, pelo menos no sentido estrito do termo, profética. O diagnosticador não prediz o sarampo; ele decide que alguém o tem ou, no máximo, antecipa que alguém pode tê-lo em breve. Mas essa limitação, que é bem real, tem sido habitualmente mal compreendida e, ao mesmo tempo, exagerada, uma vez que foi assumida como significando que a interpretação cultural é apenas post facto: que, como o camponês na antiga história, primeiro fazemos os buracos na cerca e depois pintamos os olhos, do touro em torno deles. É difícil negar que existe muito disso em torno de nós, às vezes em lugares importantes. Todavia, deve negar-se que seja esse o resultado inevitável de uma abordagem clínica ao uso da teoria. UMA DESCRIÇÃO DENSA: POR UMA TEORIA INTERPRETATIVA DA CULTURA 19 É verdade que no estilo clínico da formulação teórica a conceitualização é dirigida para a tarefa de gerar interpretações de assuntos já sob controle, não para projetar resultados de manipulações experimentais ou para deduzir estados futuros de um sistema determinado. Todavia, isso não significa que a teoria tenha apenas que se ajustar a realidades passadas (ou, mais cautelosamente, a gerar interpretações convincentes); ela tem que sobreviver -- sobreviver intelectualmente -- às realidades que estão por vir. Embora formulemos nossa interpretação de uma série de piscadelas ou um caso de incursão aos carneiros após a sua ocorrência, às vezes muito tempo depois, o arcabouço teórico em termos dos quais é feita tal interpretação deve ser capaz de continuar a render interpretações defensáveis à medida que surgem novos fenómenos sociais. Apesar de se iniciar qualquer esforço para uma descrição minuciosa, além do óbvio e do superficial, a partir de um estado de confusão geral a respeito do que, diabo, está acontecendo -- tentando colocar os pés no chão -- ninguém começa (ou não deveria) intelectualmente vazio. As ideias teóricas não aparecem inteiramente novas a cada estudo; como já disse, elas são adotadas de outros estudos relacionados e, refinadas durante o processo, aplicadas a novos problemas interpretativos. Se deixarem de ser úteis com referência a, tais problemas, deixam também de ser usadas e são mais ou menos abandonadas. Se continuam a ser úteis, dando à luz novas compreensões, são posteriormente elaboradas e continuam a ser usadas.5 Tal visão de como a teoria funciona numa ciência interpretativa sugere que a diferença, relativa em qualquer caso, que surge nas ciências experimentais ou observacionais entre "descrição" e "explicação" aqui aparece como sendo, de forma ainda mais relativa, entre "inscrição" ("descrição densa") e "especificação" ("diagnose") -- entre anotar o significado que as ações sociais particulares têm para os atores cujas ações elas são e afirmar, tão explicitamente quanto nos for possível, o que o conhecimento assim atingido demonstra sobre a sociedade na qual é encontrado e, além disso, sobre a vida social como tal. Nossa dupla tarefa é descobrir as estruturas conceptuais que informam os atos dos nossos sujeitos, o "dito" no discurso social, e construir um sistema de análise em cujos termos o que é genérico a essas estruturas, o que pertence a elas porque são o que são, se destacam contra outros determinantes do comportamento humano. Em etnografia, o dever da teoria é fornecer um vocabulário no qual possa ser expresso o que o ato simbólico tem a dizer sobre ele mesmo -- isto é, sobre o papel da cultura na vida humana. À parte alguns detalhes de orientação, ligados a assuntos mais de apoio, é dessa maneira que a teoria funciona nos ensaios aqui colecionados. Um repertório de conceitos muito gerais, feitos-na-academia e sistemas de conceitos -- "integração", "racionalização", "símbolo", "ideologia", "ethos", "revolução", "identidade", "metáfora", "estrutura", "ritual", "visão do mundo", "ator", "função", "sagrado" e, naturalmente, a própria "cultura" -- se entrelaçam no corpo da etnografia de descrição minuciosa na esperança de tornar cientificamente eloquentes as simples ocorrências.6 O objetivo é tirar grandes conclusões a partir de fatos Admito que isso parece uma idealização. Como as teorias raramente são decisivamente desaprovadas no uso clínico, tornando-se apenas crescentemente canhestras, improdutivas, deslocadas ou vazias, muitas vezes elas persistem depois que todos perdem o interesse nelas, exceto um punhado de pessoas (embora estas sejam sempre muito passionais). Com efeito, no que concerne à antropologia, é quase sempre um problema maior conseguir ideias já exauridas na literatura do que conseguir nela ideias produtivas e, desta forma, grande parte da discussão teórica é mais crítica do que construtiva, mais do que se poderia desejar, e carreiras inteiras se têm devotado a apressar a morte de noções moribundas. À medida que o campo avança, seria de esperar que essa espécie de controle intelectual de ervas daninhas se tornasse uma parte menos proeminente de nossas atividades. Todavia, no momento, continua sendo verdade que as antigas teorias tendem menos a morrer do que ir para segundas edições. 6 0 grosso dos capítulos seguintes refere-se à Indonésia e não ao Marrocos, pois eu havia justamente começado a examinar meu material sobre a África do Norte recolhido mais recentemente, em sua maioria. O trabalho de campo na Indonésia foi levado a efeito em 1952-1954, 1957-58 e 1971; no Marrocos, foi feito em 1964, 1965-1966, 1968-1969 e 1972. 5 20 CAPÍTULO UM pequenos, mas densamente entrelaçados; apoiar amplas afirmativas sobre o papel da cultura na construção da vida coletiva empenhando-as exatamente em especificações complexas. Assim, não é apenas a interpretação que refaz todo o caminho até o nível observacional imediato: o mesmo acontece com a teoria da qual depende conceptualmente tal interpretação. Meu interesse na estória de Cohen, como o de Ryle nas piscadelas, surgiu na verdade de algumas noções muito gerais. O modelo da "confusão de línguas" -- a visão de que o conflito social não é algo que acontece quando, a partir da fraqueza, da indefinição, da obsolescência ou da negligência, as formas culturais cessam de funcionar, mas, ao contrário, algo que acontece quando, como as piscadelas imitadas, tais formas são pressionadas por situações não-usuais ou intenções não-habituais de operar de formas não-usuais -- não é uma ideia que me surgiu com a história de Cohen. Foi uma ideia que adaptei a ela, instruído por colegas, estudantes e predecessores. Esse "recado numa garrafa", de aspecto tão inocente, é mais do que um retrato das estruturas de significado dos negociantes judeus, dos guerreiros berberes e dos procônsules franceses, ou mesmo da sua interferência mútua. É_um_argumento no sentido de que remodelar o padrão das relações sociais é reordenar as coordenadas do mundo experimentado. As formas da sociedade são a substância da cultura. VIII Há uma história indiana -- pelo menos eu a ouvi como indiana -- sobre um inglês a quem contaram que o mundo repousava sobre uma plataforma apoiada nas costas de um elefante, o qual, por sua vez, apoiava-se nas costas de uma tartaruga, e que indagou (talvez ele fosse um etnógrafo; é a forma como eles se comportam), e onde se apoia a tartaruga? Em outra tartaruga. E essa tartaruga? "Ah, "Sahib; depois dessa são só tartarugas até o fim." De fato, essa é a situação das coisas. Não sei até quando seria proveitoso meditar sobre o encontro de Cohen, do xeque e de "Dumari" (talvez o período já tenha sido excedido), mas sei que, por mais que tenha feito, não cheguei nem perto do fundo da questão. Aliás, não cheguei próximo do fundo de qualquer questão sobre a qual tenha escrito, tanto nos ensaios abaixo como em qualquer outro local. A análise cultural é intrinsecamente incompleta e, o que é pior, quanto mais profunda, menos completa. É uma ciência estranha, cujas afirmativas mais marcantes são as que têm a base mais trémula, na qual chegar a qualquer lugar com um assunto enfocado é intensificar a suspeita, a sua própria e a dos outros, de que você não o está encarando de maneira correta. Mas essa é que é a vida do etnógrafo, além de perseguir pessoas sutis com questões obtusas. Há uma série de caminhos para fugir a isso -- transformar a cultura em folclore e colecioná-lo, transformála em traços e contá-los, transformá-la em instituições e classificá-las, transformá-la em estruturas e brincar com elas. Todavia, isso são fugas. O fato é que comprometer-se com um conceito semiótico de cultura e uma abordagem interpretativa do seu estudcTe comprometer-se com uma visão da afirmativa etnográfica como "essencialmente contestável", tomando emprestada a hoje famosa expressão de W. B. Gallie, A antropologia, ou pelo menos a antropologia interpretativa, é uma ciência cujo progresso é marcado menos por uma perfeição de consenso do que por um refinamento de debate. O que leva a melhor é a precisão com que nos irritamos uns aos outros. Isso é muito difícil de constatar quando a atenção de alguém é monopolizada por apenas uma das partes do argumento. Os monólogos têm pouco valor aqui, pois não há conclusões a serem apresentadas; há apenas UMA DESCRIÇÃO DENSA: POR UMA TEORIA INTERPRETATIVA DA CULTURA 21 uma discussão a ser sustentada. Aliás, se os ensaios aqui reunidos têm alguma importância, é menos pelo que dizem do que pelo que testemunham: um enorme aumento no interesse, não só na antropologia como nos estudos sociais em geral, no papel das formas simbólicas na vida humana. Isso significa que aquela pseudoentidade impalpável e mal-definida, que mais de uma vez nos contentamos em deixar a cargo dos filósofos e críticos literários remexer, voltou ao cerne da nossa disciplina. Até mesmo os marxistas citam agora Cassirer, e até os positivistas citam Kenneth Burke. Em meio a tudo isso, minha própria posição tem sido tentar resistir ao subjetivismo, de um lado, e ao cabalismo de outro, tentar manter a análise das formas simbólicas tão estreitamente ligadas quanto possível aos acontecimentos sociais e ocasiões concretas, o mundo público da vida comum, e organizá-la de tal forma que as conexões entre as formulações teóricas e as interpretações descritivas não sejam obscurecidas por apelos às ciências negras (mágicas). Nunca me impressionei com o argumento de que, como é impossível uma objetividade completa nesses assuntos (o que de fato ocorre), é melhor permitir que os sentimentos levem a melhor. Conforme observou Robert Solow, isso é o mesmo que dizer que, como é impossível um ambiente perfeitamente asséptico, é válido fazer uma cirurgia num esgoto. De outro lado, também não me impressionaram as alegações de que as linguísticas estruturais, a engenharia de computação, ou qualquer outra forma avançada de pensamento possibilitar-nos-á compreender os homens sem conhecêJoa. Nada concorrerá mais para o descrédito de uma abordagem semiótica da cultura do que permitir que ela deslize para uma combinação de intuição e alquimia, não importa quão elegantemente se expressem essas intuições ou quão moderna a alquimia se apresente. Na busca das tartarugas demasiado profundas, está sempre presente o perigo de que a análise cultural perca contato com as superfícies duras da vida -- com as realidades estratificadoras políticas e económicas, dentro das quais os homens são reprimidos em todos os lugares -- e com as necessidades biológicas e físicas sobre as quais repousam essas superfícies. A única defesa contra isso e, portanto, contra transformar a análise cultural numa espécie de esteticismo sociológico é primeiro treinar tais análises em relação a tais realidades e tais necessidades. É por isso que eu escrevi sobre nacionalismo, violência, identidade, a natureza humana, a legitimidade, revolução, etnicismo, urbanização, status, a morte, o tempo e, principalmente, sobre as tentativas particulares de pessoas particulares de colocar essas coisas em alguma espécie de estrutura compreensiva e significativa. Olhar as dimensões simbólicas da ação social -- arte, religião, ideologia, ciência, lei, moralidade, senso comum -- não é afastar-se dos dilemas existenciais da vida em favor de algum domínio empírico de formas não-emocionalizadas; é mergulhar no meio delas. A vocação essencial da antropologia interpretativa não é responder às nossas questões mais profundas, mas colocar à nossa disposição as respostas que outros deram -- apascentando outros carneiros em outros vales -- e assim incluí-las no registro de consultas sobre o que o homem falou.

Redes municipales y cooperativismo: una articulación desde la escala local (Argentina y Brasil, a principios de siglo XXI) (Ariel García, Javier W. Ghibaudi, Adalton Mendonça.

  XX ENANPUR - Local: Centro de Eventos Benedito Nunes no Campus da UFPA. Belém, Pará. maio de 2023 ST - 2 - Políticas públicas e gestão mul...